Com os documentos fiscais eletrônicos a vida do contribuinte fica muito mais fácil, já que tudo é centralizado de maneira online. Porém, na prática, as coisas são um pouco diferentes.
A consulta de nota fiscal de serviço (NFSe) tem sido um problema para várias empresas, e por mais que recentemente tenha sido criado um padrão nacional, cada prefeitura ainda é responsável pelo layout utilizado.
Na prática, a empresa que precisa receber a NFSe fica dependente de cada prestador de serviços enviar um e-mail com o documento.
Porém, hoje já é possível receber nota fiscal de serviço de forma automática do Brasil inteiro, até mesmo de cidades pequenas, sem ficar dependente de um e-mail do prestador de serviços.
Se você ainda não sabe como funciona, continue a leitura!
O que é uma NFSe?
A nota fiscal de serviço eletrônica, ou NFSe, é um documento fiscal emitido por prestadores de serviço no Brasil, sejam eles empresas ou profissionais autônomos. A NFSe é obrigatória, já que é por meio dela que é registrada a prestação de serviços tributáveis pelo ISS.
Emitem nota fiscal de serviço eletrônica, por exemplo, clínicas médicas, escolas, academias e consultorias em geral.
A emissão é realizada pelo site da prefeitura do município em que a empresa prestadora está cadastrada.
Principais dificuldades de consultar nota fiscal de serviço
O Brasil sofre com a descentralização da NFSe, causando dificuldades na consulta da nota fiscal de serviço eletrônico, afinal, existem diversos padrões do documento em todo o país.
Entre os principais problemas que dificultam e até impedem a consulta da NFSe, estão:
- acessar sites de diversas prefeituras para consultar NFSe;
- depender do prestador de serviços para receber a nota fiscal;
- não ter controle ou conhecimento sobre serviços pontuais, o que ocasiona a falta de pagamento de fornecedores, multas e protestos;
- instabilidades nos sites das prefeituras e no Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica, principalmente no início e no fim do mês, devido ao elevado número de documentos gerados,
- a NFSe não é padronizada em todo o país, pois as regras podem variar de acordo com cada município,
- dificuldade na apuração de valores de tributos e retenções, entre outros.
Projeto de padronização da NFSe
Ao longo destes anos, muito se falou sobre a NFSe Nacional, um projeto desenvolvido de forma integrada entre Receita Federal e Associação Brasileira das Secretarias de Finanças de Capitais (Abrasf).
No final de 2022 o projeto se tornou realidade, e algumas cidades já aderiram ao padrão nacional da NFSe.
Porém, este padrão não é obrigatório, ou seja, cada município tem autonomia para decidir se opta pelo novo layout da NFSe ou continua com o seu próprio formato, se preocupando apenas em inserir as informações necessárias pelas autoridades federais.
O principal motivo para a não obrigatoriedade é o Imposto sobre Serviços (ISS), pois ao unificar o tributo, as prefeituras perderiam o controle sobre ele. Ou seja: a nacionalização total do arquivo depende em parte das prefeituras entrarem em acordo.
O que se vê na prática, é que ainda hoje muitas cidades não têm condições ou simplesmente não apresentam interesse em utilizar o padrão.
Porém, mesmo com o alto número de layouts diferentes, com a tecnologia RPA é possível consultar NFSe de todo o país, como você verá a seguir.
Como consultar nota fiscal de serviço?
A forma mais fácil de fazer a consulta da nota fiscal de serviço eletrônica (NFSe) emitida em qualquer lugar do Brasil é usando a plataforma da Qive, que automatiza o processo. Confira a seguir!
Utilizar a consulta automática de NFSe da Qive
É possível consultar a nota fiscal de serviço de qualquer município do país com a Qive de forma automática, graças ao NFSe Connect e ao NFSeFull.
Com o NFSe Connect, a sua empresa conta com a captura automática de notas fiscais de serviço via webservices. Ou seja, a conexão com as prefeituras é direta, eliminando a dependência do prestador de serviços.
Já o NFSe Full utiliza métodos modernos para capturar notas fiscais de serviços em todas as prefeituras do Brasil, garantindo que nenhuma nota seja perdida. Os documentos são capturados e organizados de forma automática, eliminando a necessidade de acessar múltiplos sites e sistemas.
Confira o passo a passo de como consultar NFSe com a Qive:
- acesse o site da Qive e faça login com sua conta;
- selecione “NFSe Recebidas” no menu lateral;
- suas notas fiscais de serviço recebidas estarão disponíveis em tela, prontas para a consulta e download;
- a solução também faz a importação automática da NFSe no seu ERP.
Usar a Qive é a forma mais prática e segura de consultar NFSe, e ainda possui integração com ERPs e sistemas contábeis e fiscais.
No entanto, existem sim formas manuais de fazer essa consulta, apesar de ser muito mais burocrático, e até mesmo arriscado para empresas com grande volume de notas fiscais. Veja quais são a seguir:
- consulta em cada prefeitura;
- pedir ao fornecedor por email.
Consulta da nota de serviços em cada prefeitura
Se for possível, a consulta direto na prefeitura é uma alternativa segura, apesar de demorada. Porém, nem todas as prefeituras têm um site com bom funcionamento.
Se você recebe NFSe emitidas em prefeituras diferentes cidades, o trabalho de pesquisar o portal de cada município torna a tarefa inviável de ser executada rapidamente.
E ainda que sua empresa trabalhe com poucos fornecedores ou de uma mesma localidade, a depender do volume, a atividade de buscar as NFSe uma a uma tomará muito tempo da equipe.
Pedir ao fornecedor por email
É o método menos indicado entre todos, afinal, demanda ainda mais tempo e esforço da sua equipe, e os emails podem se perder na caixa de entrada ou acabar indo parar na caixa de spam.
A demora entre a troca de emails (você envia, a pessoa precisa ler e responder) é um dos principais fatores que fazem este processo ser improdutivo.
Consultar no Portal Nacional da NFSe
Assim como a nota fiscal eletrônica de produtos, a nota de serviços também possui um portal nacional, veja passo a passo como consultar:
- Acesse o site do Portal Nacional da NFSe;
- Digite a chave de acesso completa do documento;
- Informe o CPF/CNPJ do emitente, série da DPS, número da DPS e o município de emissão;
- Resolva o captcha e clique em “Consultar”.
- No entanto, como foi dito anteriormente, nem todos os municípios aderiram ao padrão nacional da NFSe, e encontrar informações que deveriam ser simples, como a chave de acesso, pode ser um desafio quando o layout é diferente, dificultando e até impossibilitando a consulta.
Além disso, não é possível fazer a consulta pública de NFSe em lote, e são muitas informações para preencher, o que torna o processo manual inviável quando o volume de documentos é grande.
Por estes motivos, a melhor opção para consultar NFSe de qualquer lugar do Brasil ainda é utilizar uma solução como a Qive, que automatiza todo o processo.
Importar XML de NFSe de forma automática no ERP é possível?
Como explicamos antes, existem vários layouts diferentes de nota fiscal de serviço. Isso impacta não só no recebimento, mas também na importação no ERP.
Há casos em que o ERP não consegue ler o documento, portanto, é necessário preencher as informações de forma manual.
A padronização do arquivo em XML resolve essa questão, e essa é umas das funções que a solução da Qive faz.
a Qive recebe as notas fiscais de serviço, e com o Importador de XML as NFSes são transformadas em XMLs com padrão Abrasf, que é o mais aceito pelos ERPs e sistemas contábeis.
Assim, com a Qive as notas fiscais de serviço podem ser importadas de forma automática para o ERP, com as informações já preenchidas, garantindo mais segurança e agilidade.
Quais são os benefícios da automação da consulta de nota fiscal de serviço eletrônica?
Além de economizar tempo e aumentar a produtividade da sua equipe, um sistema que automatiza a consulta de notas fiscais de serviços pode trazer outros benefícios. Veja quais:
- Mais autonomia para consultar as NFSe, sem precisar da ajuda do prestador do serviço;
- Autonomia também em relação aos portais dos municípios, podendo consultar direto no software;
- Amplo controle sobre os documentos fiscais;
- Fácil acesso à informação sobre quais documentos foram emitidos contra o CNPJ da empresa, dentre outros.
Como a Qive ajuda a consultar nota fiscal de serviço emitida para sua empresa?
O processo de consultar as NFSe emitidas contra o seu CNPJ não precisa ser complicado. Com a Qive, você garante mais rapidez e eficiência.
A Qive se conecta ao Sefaz e às prefeituras e importa automaticamente o XML da NFSe para o ERP da empresa, garantindo que a equipe do departamento fiscal revise as notas fiscais de maneira prática e eficiente.
Com o NFSe Connect e o NFSe Full da Qive, a sua empresa consegue:
- Receber, consultar e baixar NFSe, NFe e CTe de todas as prefeituras do Brasil;
- Ter a importação de XML 100% automatizada para o seu ERP;
- Controlar os documentos fiscais recebidos e emitidos;
- Fluxo completo de XMLs em uma única plataforma; e muito mais.
É possível sim receber e consultar NF de serviço de forma fácil e automática, usando a plataforma certa para isso.
A Qive já consegue capturar NFe e CTe direto da SEFAZ nacional, e NFSe de mais de 5.000 prefeituras, auxiliando milhares de empresas no país. Além disso, o sistema faz a conversão da nota de serviço para um XML que tem o padrão aceito em ERPs e sistemas fiscais e contábeis.
Converse com um dos nossos especialistas e descubra mais sobre as soluções que a Qive oferece.
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas