Imunidade X Isenção Tributária - Principais Aspectos

11 min de leitura
Publicado:
December 23, 2020
|
Atualizado:
January 11, 2026

Potencialize seu ERP com automação fiscal Inteligente

Solicitar demonstração

Frequentemente é possível perceber que muitos operadores do direito ainda se confundem em relação aos conceitos de imunidade e de isenção tributária. Mesmo que, à primeira vista, pareçam ser similares, é preciso ressaltar que são figuras contrastantes. Suas consequências prático-econômicas diretas podem apresentar certa semelhança, como o não pagamento de suposta carga tributária, porém, outros aspectos jurídicos provam a total diferença entre essas duas figuras.Dessa forma, visando construir um texto informativo que concilie conhecimentos técnicos a uma linguagem mais acessível, este breve artigo abordará os principais aspectos que diferenciam esses dois institutos jurídicos e, principalmente, quais são as consequências mais relevantes dessa diferenciação. Inicialmente, é preciso destacar que essa temática é foco de várias discussões doutrinárias, entretanto, tendo em vista o propósito do texto, serão tratados apenas os fundamentos essenciais.

Principais fundamentos

Para iniciar a discussão, é preciso revisar alguns conceitos que são fundamentais para a completa compreensão do tema. Um desses temas base é o estudo da competência tributária no ordenamento jurídico brasileiro. Sendo atribuição do texto constitucional, a competência tributária é o poder estatal (também chamado de poder fiscal) concedido a um ente político para instituir tributo, conforme os ditames constitucionais1. O poder constituinte, no momento da edição da Carta Magna ou por meio de emendas à Constituição, fixa os limites de atuação na seara tributária dos entes estatais que compõem a Federação.A competência tributária é a base ou o primeiro passo para surgimento da figura do tributo. Logo, caso não haja previsão constitucional de competência tributária para, por exemplo, instituição de imposto sobre locação de bens móveis, esse não prosperará no ordenamento jurídico brasileiro, uma vez que é inconstitucional. Da breve análise da competência tributária, podemos perceber que a tributação como um todo está diretamente vinculada aos contornos constitucionais determinados pelo Poder Constituinte.Diante desse campo de incidência proporcionado pelas competências tributárias constitucionalmente elencadas, a edição de qualquer restrição à regra de tributação pelo próprio constituinte ou pelo legislador infraconstitucional resultará na retirada de hipótese que, em teoria, seria cabível de tributação. Essas situações que representam um apontamento expresso feito pelo ente político, no sentido de desoneração fiscal de fato específico que seria tributada, podem ser feitas por diversos meios, como imunidades ou isenções.

Principais fatores de diferenciação

Texto jurídico

Mas o que é determinante para a utilização de uma terminologia ou outra? De maneira objetiva, a principal diferença entre essas duas situações de desoneração fiscal é o texto jurídico no qual está prevista tal determinação. São chamadas de imunidades as desonerações fiscais que estão previstas no texto constitucional. Essa previsão aloca as imunidades como verdadeiras limitações ao poder de tributar.Vale ressaltar que, mesmo que o constituinte tenha utilizado terminologias que remetem a normas isencionais (como no § 7º do Art. 195, “são isentas”), é entendimento pacífico do STF que todas as hipóteses de desoneração fiscal constantes no texto constitucional são hipóteses de imunidade. Acesse o link das decisões aqui .Em contrapartida, as desonerações fiscais serão denominadas de “isenção” quando estiverem previstas nas legislações infraconstitucionais. Dessa forma, o primeiro aspecto que deve ficar claro é que a imunidade e a isenção se diferenciam quanto ao texto jurídico que as prevêem, gerando diversos efeitos práticos muito relevantes no cotidiano jurídico. Assim, a fim de focar nos aspectos principais dessa temática, não se pode deixar de mencionar a força jurídica e a estabilidade que esses dois institutos possuem.

Força jurídica e estabilidade da desoneração

Sendo a imunidade uma desoneração constante no texto constitucional, à primeira vista, sua modificação pode ocorrer apenas através de alteração da Carta Magna por emenda à Constituição. A afirmação não está incorreta, mas omite um aspecto muito relevante: com base no entendimento consolidado do Poder Judiciário e da doutrina, as imunidades tributárias que visam a efetivar direitos e garantias fundamentais são consideradas como cláusulas pétreas, possuindo, assim, estabilidade jurídica no sentido de não poderem ser suprimidas pelo Poder Constituinte Derivado.Dessa forma, as imunidades somente podem ser modificadas através de emenda à Constituição e essa modificação apenas poderá ser em prol de sua ampliação ou aperfeiçoamento, e nunca para sua redução ou retirada do ordenamento jurídico. Tal efeito prático é extraordinário, uma vez que concede às imunidades tributárias protetivas de direitos e garantias fundamentais proteção de forma a somente poderem ser suprimidas com a promulgação de uma nova Constituição, possuindo, portanto, absoluta estabilidade.No caso das isenções, já previstas nas disposições infraconstitucionais, é possível presumir que tais desonerações não gozem de tanta estabilidade igual às imunidades. As isenções são decisões ou liberalidades tomadas pelo legislador ordinário que busca socorrer determinadas situações fático-jurídicas dos contribuintes em prol da concretização do princípio da capacidade contributiva ou de objetivo socioeconômico específico. Então, respeitados os princípios da legalidade estrita e das anterioridades, as isenções podem ser revertidas por decisão discricionária do ente estatal.

Incidência tributária

O próximo aspecto que se analisará para diferenciar esses dois institutos é a ocorrência ou não incidência tributária. Quanto à imunidade, parte majoritária da doutrina entende que ela simboliza situação de não incidência tributária, pois, para essa maioria, as hipóteses de imunidades nunca fizeram parte do campo de incidência delineado pelo texto constitucional. Alguns doutrinadores classificam a imunidade como uma hipótese de não competência tributária, uma vez que a regra matriz tributária nunca poderia ter sido estruturada pelo legislador e, consequentemente, qualquer situação fática relacionada não poderia ser considerada fato gerador de tributo.Já no caso da isenção, com base no atual entendimento do STF, trata-se de hipótese incidência que, por liberalidade do legislador, há uma desoneração de tal obrigação tributária, excluindo crédito tributário que tradicionalmente seria devido. A análise do Art. 175 do Código Tributário Nacional comprova essa conclusão, tendo em vista que prevê a isenção como hipótese de exclusão de crédito tributário. Logo, com base nas disposições do CTN, o crédito tributário que se constitui por determinação legal é excluído.Os efeitos práticos da classificação da isenção como hipótese de incidência ou não incidência são expressivos: caso seja considerada como hipótese de incidência, ela pode ser revogada e seus efeitos serão imediatos; caso a isenção seja classificada com hipótese de não incidência, sua alteração deverá respeitar o prazo de, pelo menos, 90 dias de anterioridade (quando não se tratar dos casos excepcionais de tributos expressamente apontados pelo texto constitucional), pois será tratada como se fosse uma nova instituição tributária.

Restrição territorial 

Finalizando os principais aspectos que diferenciam as figuras jurídicas da imunidade e da isenção, vale mencionar que elas se diferem quanto à possibilidade de restrição territorial de sua aplicação. Sendo as imunidades garantias fundamentais dos contribuintes, não é possível que tais desonerações sejam limitadas quanto ao aspecto territorial do tributo.Tratando de obrigações tributárias oriundas do território nacional, configurados os requisitos exigidos para usufruto da garantia fundamental da imunidade, este direito não pode ser restrito em função de localidade territorial.Já em relação à isenção, tal desoneração fiscal pode ser estruturada de forma diversa, sendo possibilitada, conforme § único do Art. 176 do CTN, a sua restrição de abrangência em função das condições a ela peculiares. Por exemplo, é possível que o ente estatal proceda com isenção específica de tributo em favor de contribuintes que tenham sofrido prejuízos econômicos ocasionados por desastre ambiental que afetou determinada localidade, como o desastre de Mariana.

Conclusão

Tendo em vista o que foi exposto ao longo do texto, pode-se perceber que o tema possui uma infinidade de aspectos jurídicos que renderiam longas dissertações. Além disso, uma análise apressada poderia facilmente enganar o operador do direito no sentido de confundir as duas figuras centrais deste estudo.Conforme demonstrado, as diferenças que caracterizam cada hipótese de desoneração fiscal expõem reais consequências práticas que são determinantes para a correta aplicação do direito. Dessa forma, nunca se esqueça que, por mais similares que pareçam esses dois institutos jurídicos, imunidades e isenções tributárias não são a mesma coisa.

Autor Vamos Escrever, é advogado especialista em Direito Tributário e Direito Público, autor de artigos acadêmicos publicados tanto no âmbito nacional como internacional. Entusiasta da área acadêmica com linha de pesquisa direcionada ao estudo do impacto tributário nas novas tecnologias. 📩rafaelnardin@vamosescrever.com.br

Artigos relacionados

Tributário
Veja as tendências de automação financeira para 2026

Prepare seu financeiro para o futuro. Conheça as principais tendências de automação financeira para 2026 e como a Qive te mantém à frente.

Tributário
Parametrização tributária: reduzindo riscos no financeiro

Evite multas e otimize sua gestão fiscal com uma parametrização tributária eficiente. Reduza riscos financeiros e garanta conformidade com a Qive

Tributário
Reforma Tributária: últimas atualizações de 2025

Confira atualizações e últimas notícias da Reforma Tributária em 2025. Entenda como as mudanças afetam sua empresa. Acesse e confira!

Tributário
Gestão Tributária: o que é, importância e como fazer

Entenda o que é gestão tributária e a sua importância. Confira também os desafios da gestão de tributos e como fazer em empresas.

Tributário
Reforma Tributária: impactos no planejamento financeiro

Entenda os impactos da Reforma Tributária no planejamento financeiro da sua empresa e saiba como se preparar para as mudanças. Leia mais!

Tributário
Convenção Brasil e Chile impactos na tributação

Saiba o que muda com o novo protocolo que altera a Convenção entre Brasil e Chile, além de seus impactos na tributação do país. Acesse!

Tributário
Veja as tendências de automação financeira para 2026

Prepare seu financeiro para o futuro. Conheça as principais tendências de automação financeira para 2026 e como a Qive te mantém à frente.

Tributário
Parametrização tributária: reduzindo riscos no financeiro

Evite multas e otimize sua gestão fiscal com uma parametrização tributária eficiente. Reduza riscos financeiros e garanta conformidade com a Qive

Tributário
Reforma Tributária: últimas atualizações de 2025

Confira atualizações e últimas notícias da Reforma Tributária em 2025. Entenda como as mudanças afetam sua empresa. Acesse e confira!

Tributário
Gestão Tributária: o que é, importância e como fazer

Entenda o que é gestão tributária e a sua importância. Confira também os desafios da gestão de tributos e como fazer em empresas.

Tributário
Reforma Tributária: impactos no planejamento financeiro

Entenda os impactos da Reforma Tributária no planejamento financeiro da sua empresa e saiba como se preparar para as mudanças. Leia mais!

Tributário
Convenção Brasil e Chile impactos na tributação

Saiba o que muda com o novo protocolo que altera a Convenção entre Brasil e Chile, além de seus impactos na tributação do país. Acesse!

Tributário
Regime de Tributação para Datacenters (REDATA): como funciona?

Confira como funciona o Regime Especial de Tributação para Datacenters (REDATA), vigência e requisitos. Acesse e saiba os incentivos fiscais!

Tributário
Reforma Tributária: como se adaptar às mudanças?

Tributário
Simulação mostra o que muda com a Reforma Tributária

A equipe da Reforma Tributária publicou uma simulação prática de como ela irá operar no Brasil. Confira os principais destaques da simulação!

Tributário
Reforma Tributária e Lucro Real: o que vai acontecer?

nda as principais mudanças da reforma tributária para empresas do Lucro Real. Saiba como se preparar e quais os impactos no seu negócio.

Tributário
Reforma Tributária no Lucro Presumido, o que muda?

Entenda as principais mudanças da reforma tributária para empresas do Lucro Presumido. Saiba como se preparar e quais os impactos no seu negócio.

Tributário
Reforma Tributária no Simples Nacional: entenda as mudanças

Confira os principais pontos da reforma tributária para empresas do simples nacional e garanta a compliance do seu negócio!

Tributário
Como funciona o projeto-piloto da Reforma Tributária

Tributário
Cronograma de implementação da Reforma Tributária

Entenda o cronograma da Reforma Tributária no Brasil. Saiba as etapas de implementação, prazos e o que muda para empresas e cidadãos

Tributário
Calculadora de Tributos da Receita Federal: O que é e como usar

Entenda o que é a Calculadora de Tributos da Receita Federal, como funciona, por que é importante e como usá-la de maneira estratégica.

Tributário
IPI e Programa Mover: Entenda as alterações da alíquota

Entenda o que muda com o Programa Mover e como as alterações do IPI impactam consumidores, indústrias e o meio ambiente.

Tributário
Receita Federal libera calculadora da Reforma Tributária

Entenda o que muda para a sua empresa com a nova reforma tributária e como usar a calculadora liberada pela receita federal.

Tributário
O que é Rastreabilidade Fiscal e quais suas vantagens?

Entenda o que é a rastreabilidade fiscal e como ela pode ser sua grande aliada na compliance e nas melhoras de processos da sua empresa.

Tributário
Piloto da Reforma Tributária da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS)

Entenda o que é o piloto da CBS, quem pode participar, os prazos e critérios de adesão e a importância estratégica dessa iniciativa.

Tributário
CBS e IBS na prática: como a Reforma Tributária afeta os fundos de investimento?

Entenda como funcionam os novos tributos da reforma tributária e quando a CBS e o IBS podem incidir sobre os fundos de investimento.

Tributário
IPI, PIS e COFINS: o que muda na Reforma Tributária?

Entenda tudo o que será alterado com o IPI e PIS e Cofins com a Reforma Tributária e prepare-se para os próximos anos.

Tributário
O fim do ICMS e do ISS: O que entra no lugar desses impostos

Entenda a extinção do ICMS e do ISS a partir da Reforma Tributária e como funcionará a substituição desses tributos.

Tributário
Estratégias de Planejamento Tributário pós-reforma

Saiba como a Reforma Tributária irá impactar sua empresa e conheça estratégias de planejamento tributário para 2026. Confira!

Tributário
Como a Reforma Tributária irá impactar E-commerces?

Confira as principais mudanças da Reforma Tributária e descubra como ela irá impactar o varejo digital. Acesse leia mais!

Tributário
Créditos Tributários: o que muda com a Reforma

Entenda como vai funcionar o crédito tributário na Reforma. Descubra as diferenças entre os créditos atuais e os pós-Reforma. Acesse!

Tributário
CST no IBS e CBS: Como Vai Funcionar?

Entenda detalhes sobre como o novo modelo de Código de Situação Tributária (CST) no IBS e CBS vai funcionar na prática.

Tributário
Como consultar os livros da reforma tributária?

Aprenda como consultar os livros da reforma tributária de forma facilitada e otimize as rotinas do seu negócio com buscas personalizadas.

Tributário
Conheça a ferramenta de IA para a Reforma Tributária

Conheça a ferramenta de relatórios da reforma tributária personalizados pelo seu CNAE da Qive, economize tempo e otimize processos!

Tributário
Simples Nacional na Reforma Tributária: o que muda?

Confira o que irá mudar para o Simples Nacional com a nova Reforma Tributária. Prepare-se para as novas regras e saiba como adaptar sua empresa.

Tributário
O que diz o Artigo 21 da Reforma Tributária?

Desvende o Artigo 21 da Reforma Tributária e seus impactos no seu negócio! Simplificação, transparência e novos créditos. Clique e não perca!

Tributário
Qual a diferença entre IBS e CBS?

Entenda melhor o que é IBS e CBS na nova Reforma Tributária e saiba as diferenças cruciais entre os novos impostos. Acesse e confira!

Tributário
O que muda com a Lei Complementar 214/2025?

Fique por dentro das principais mudanças trazidas pela Lei Complementar 214/2025. Confira os impactos, período de transição e mais!

Tributário
O que é Imposto Seletivo e quando ele entra em vigor?

Descubra o que é o Imposto Seletivo, quais produtos serão impactados pelas novidades das novas leis.

Tributário
Como vai funcionar o cashback na reforma tributária?

Confira como irá funcionar o cashback na reforma tributária, quais produtos e serviços são aplicáveis e quem poderá receber o benefício.

Tributário
Imposto sobre Bens e Serviços: o que é e como calcular

Saiba mais sobre o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), como calcular e quando ele entrará em vigor. Confira também os impactos para o consumidor.

Tributário
Reforma Tributária de 2025: Mudanças e Desafios para o Sistema Fiscal Brasileiro

Confira as principais mudanças que estabelece a Lei Complementar 214/2025 da reforma tributária, comparando com o sistema anterior.

Tributário
Simples Nacional: Guia Completo para 2025

Saiba tudo sobre o Simples Nacional: entenda o que é, vantagens, desvantagens, tabelas, cálculos e mais sobre esse regime tributário. Acesse e confira!

Tributário
Obrigações acessórias do Simples Nacional: saiba quais são

Confira quais são obrigações acessórias dos optantes pelo Simples Nacional e fique com a regularidade fiscal de sua empresa em dia. Acesse!

Tributário
PMEs e Reforma Tributária: oportunidades e desafios

Veja como a reforma tributária vai impactar pequenas e médias empresas (PMEs), os principais desafios e oportunidades. Acesse e leia mais.

Tributário
Reforma Tributária no Varejo: O Que Muda e Como Se Preparar?

Entenda o que muda com a reforma tributária e quais serão os impactos para o varejo. Veja como minimizar esses efeitos em sua empresa. Acesse!

Tributário
MIT: Módulo de Inclusão Tributária na DCTFWeb

Veja tudo o que você precisa saber sobre o Módulo de Inclusão Tributária: seu funcionamento, impactos e dicas práticas para se adaptar.

Tributário
Reforma tributária e seus efeitos para as pequenas empresas

Conheça os principais efeitos da nova Reforma Tributária para o regime Simples Nacional de pequenas empresas.

Tributário
Governança Tributária: o que é e a sua importância na empresa

Empresas que não se organizam para ter uma boa gestão dos seus tributos, cedo ou tarde, acabam sofrendo com os impactos negativos. Saiba mais!

Tributário
Recuperação Tributária: Guia Completo

Saiba como funciona a recuperação tributária, quais tributos são passíveis de restituição e como os contribuintes podem utilizar os valores.

Tributário
ICMS ST: Tudo Sobre O Regime De Substituição

Entenda mais sobre o ICMS ST (substituição tributária) no nosso artigo e quais mercadorias estão sujeitas.

Tributário
Tabela De Alíquotas Do ICMS Atualizada

Confira a tabela de alíquotas do ICMS atualizada e evite erros nos seus processos fiscais! Acesse e leia agora!

Tributário
Os Desafios Da Gestão Tributária Mensal

Entenda os principais desafios da gestão tributária mensal e como superá-los para ganhar agilidade e produtividade.

Tributário
O Que São Impostos A Recuperar E Como Podem Ajudar Sua Empresa

Impostos a recuperar são valores de direito que podem ser usados como desconto no pagamento dos próximos impostos. Veja no artigo como funciona!

Tributário
Logística Tributária Como Estratégia De Planejamento Fiscal

Aprenda a utilizar a logística tributária como uma ferramenta estratégica de planejamento fiscal e seus benefícios!

Tributário
Expectativas do Cenário Tributário em 2024

Prepare-se para mudanças tributárias em 2024. Entenda as expectativas do mercado e adapte-se. Leia nosso artigo!

Tributário
Planejamento Tributário Preventivo: Tudo Sobre Como Funciona

Descubra estratégias eficazes de planejamento tributário preventivo para 2024. Clique e aprenda a otimizar seus impostos agora!

Tributário
Como evitar multas tributárias na sua empresa em 7 passos

Vejamos neste artigo quais os principais passos para evitar a aplicação de multas tributárias pelo descumprimento das normas.

Tributário
Compliance Tributário e Fiscal: O que é e como aplicar?

O compliance tributário e fiscal são fundamentais para garantir a conformidade de uma empresa com a lei. Veja como facilitar esse processo:

Tributário
Como funciona a fiscalização tributária?

Todos os contribuintes estão sujeitos à fiscalização tributária, afinal, ela tem o objetivo de garantir a legislação e evitar sonegações.

Tributário
Dicas para evitar fraudes com planejamento tributário

Você sabe como o planejamento tributário pode ser um ótimo aliado para evitar fraudes fiscais? Leia nossas dicas e saiba como!

Tributário
Tributação na Economia Digital: ISS, avanços e desafios

Fique por dentro de Tributação na Economia Digital e sobre outros assuntos relacionados, como: serviços, ISS, reforma tributária etc:

Tributário
Erros tributários: classificação incorreta de produtos

Quando o assunto é evitar erros tributários provenientes de uma classificação incorreta de produtos, todo cuidado é pouco. Entenda!

Tributário
PIS/PASEP e COFINS na importação de bens e serviços

Saiba mais sobre PIS/PASEP e COFINS como tributos de importação para bens e serviços, seus processos, apuração e cargas tributárias:

Tributário
NEGÓCIOS DISRUPTIVOS E OS DESAFIOS DA INOVAÇÃO NA ÁREA TRIBUTÁRIA

Os negócios disruptivos e a inovação na área tributária têm mudado significativamente a maneira com que os contribuintes e os fiscos, sejam eles Estadual, Federal ou Municipal, relacionam-se em um mercado de constantes transformações.

Tributário
Tributos Diretos e Indiretos e seus impactos no dia a dia

Neste artigo vamos falar sobre o conceito de impostos/tributos diretos e indiretos e seus reflexos no cotidiano dos contribuintes.

Tributário
Nota Fiscal Mercantil de Importação: o que muda para as empresas

Nota Fiscal Mercantil de Importação: entenda o que muda para as empresas e confira o checklist de como emitir em 5 passos simples!

Tributário
Direito Tributário e a Economia - uma visão do mercado atual

O Direito Tributário é uma excelente opção por ser uma área interdisciplinar. Além disso, quem optar por esse ramo nunca terá tédio!

Tributário
Imunidade X Isenção Tributária - Principais Aspectos

Muitos operadores do direito ainda se confundem em relação aos conceitos de imunidade e de isenção tributária, confira!

Tributário
Gestão Tributária aliada na competitividade do negócio

Nesse texto, abordaremos algumas possibilidades de diminuir os impostos e trataremos sobre a importância da elisão fiscal.

Tributário
Reforma Tributária no Brasil, quais os benefícios?

Entenda qual a necessidade de uma Reforma Tributária no Brasil e quais os benefícios que ela pode trazer para o sistema de tributação brasileiro

Tributário
Receita Federal e a consulta de CNPJ: saiba tudo

Saiba tudo sobre consulta de CNPJ com a Receita Federal. Simplifique processos e mantenha-se regularizado.

Tributário
Pesquisa de Erros tributários em NFes

A Qive realizou uma pesquisa sobre erros tributários em Notas Fiscais com aproximadamente 600 empresas de diversos segmentos

Tributário
Webinar sobre Auditoria Tributária de Estoques com prof. Edgar Madruga

Saiba como o fisco realiza auditoria tributária no estoque, tenha documentos fiscais à mão e não pague multas

Tributário
Fórum de Simplificação e Integração Tributária

Participe do Fórum de Simplificação e Integração Tributária. Conheça iniciativas e debata soluções.

Não peça mais notas para 
os fornecedores

Converse com a gente para conectar sua operação de ponta a ponta por meio de documentos fiscais.