Entregar resultados em uma empresa demanda múltiplos conhecimentos entre seus profissionais. Sendo assim, uma maneira de se destacar no mercado, de ter ações efetivas, é investir na gestão do conhecimento dentro de uma organização.
A gestão do conhecimento (GC) é o processo de identificação, organização, armazenamento e disseminação de informações dentro de uma organização.
Isto é, aproveitar o conhecimento coletivo dos profissionais da empresa, levando a melhores eficiências operacionais.
De acordo com Peter Drucker, estudioso de administração que criou a expressão “Gestão do Conhecimento” na década de 90, a GC estuda a capacidade de gerenciar, descobrir, mapear, classificar, distribuir, criar, multiplicar e reter conhecimento com eficiência, eficácia e efetividade para que uma organização se coloque em posição de vantagem competitiva em relação às outras para gerar lucro e garantir sua sobrevivência e expansão de mercado.
Além disso, empresas com uma estratégia de gestão do conhecimento alcançam resultados de negócios mais rapidamente.
Pois, ao organizar e dar acesso a aprendizagem organizacional e colaborativa entre os membros da equipe, promove tomadas de decisões mais rápidas em toda a organização.
Áreas do conhecimento
Um sistema de gestão de conhecimento eficaz normalmente passa por três etapas principais: acumular, armazenar e compartilhar o conhecimento.
Acumular conhecimento
Durante esta etapa, a organização identifica e documenta qualquer conhecimento existente ou novo que deseja distribuir por toda a empresa.
Armazenar conhecimento
O segundo estágio é o desenvolvimento de um sistema de tecnologia da informação para hospedar conhecimento organizacional para distribuição. Armazenar o conhecimento consiste em formatá-los de uma maneira específica para atender aos requisitos deste repositório.
Compartilhar conhecimento:
No final, o objetivo é que os processos sejam amplamente compartilhados por toda a organização. As empresas que incentivam e recompensam esse comportamento certamente terão uma vantagem competitiva sobre as demais em seu setor.
Para isso, é importante considerar os tipos de conhecimento e como é possível partilhar cada um dentro de uma organização.
● Conhecimento tácito: é o conjunto de conhecimentos pessoais inerente à experiência de cada indivíduo. Divide-se em técnico e cognitivo. É algo mais intuitivo, mas difícil de codificar, dificultando a transferência dessas informações para outras pessoas. Um tipo de conhecimento que pode ser repassado a partir de palestras e webinários, por exemplo.
● Conhecimento explícito: uma informação que é facilmente codificada e ensinada, como trocar o toner em uma impressora e equações matemáticas. Esse tipo de informação pode ser difundida em vários tipos de documentos, como manuais, relatórios e guias, permitindo que as organizações compartilhem facilmente o conhecimento entre as equipes.
● Conhecimento implícito: alguns acadêmicos definem esse conhecimento como o tácito materializado. Aqui, as informações implícitas precisam ser documentadas. Tende a existir dentro dos processos e pode ser referido como conhecimento “know-how”, o conhecimento prático de como fazer algo.
Exemplos de gestão do conhecimento
Abaixo, listamos os tipos mais comuns de exemplos de gestão do conhecimento:
Tutorial e treinamentos
Empresas podem criar comunidades de prática, perguntas e respostas e localização de especialização. Esses exemplos envolvem a transferência de conhecimento diretamente do detentor do conhecimento. Exemplos de ações: aulas particulares, sessões de treinamento em toda a empresa, chats online e discussões em grupo – ou uma combinação dessas opções e outras.
Documentações e guias
Algumas funções precisam de orientação bem específicas, como por exemplo, executar uma máquina, fazer um relatório específico, entre outros. Neste caso, invista em diretrizes e tutoriais, que são comunicações que podem ser escritas e que são ótimas para armazenar e transferir conhecimento. Para a gestão do conhecimento baseada em texto, é necessário um sistema para armazenar, categorizar e que permita a busca pelos assuntos.
Fóruns, intranets e ambientes de colaboração
Esses recursos online estimulam a conversa e o compartilhamento de conhecimento no mesmo lugar. Promova tópicos, fóruns e grupos que possam ser divididos por nível de especialização ou qualquer outra classificação.
Ambientes de aprendizagem e desenvolvimento
Promova a busca por conhecimento contínuo dos colaboradores, pois, quanto mais qualificados eles forem, mais prontos estarão para assumir funções de liderança em sua organização.
Um exemplo de ambiente de aprendizagem e desenvolvimento é a Universidade Caixa, um portal de capacitação da Caixa que leva conteúdos gratuitos aos gestores e técnicos das prefeituras e demais entes públicos. O objetivo de fornecer mais conhecimento e, assim, contribuir com qualidade da gestão pública e de serviços para os cidadãos
Estudos de caso
Estudos aprofundados e específicos servem como guias completos para um assunto. Poder olhar o para as ações realizadas, seus resultados e as lições aprendidas pode ser extremamente valioso para os seus colaboradores.
A importância da cultura organizacional
Embora as soluções de gerenciamento de conhecimento sejam úteis para facilitar a transferência de conhecimento entre equipes e indivíduos, elas também dependem da adoção de cada um para gerar resultados positivos. Portanto, antes mesmo de aplicar as soluções de GC, é importante investir em uma Cultura Organizacional. Isto é, identificar a “identidade” da empresa, estabelecer quais são as práticas, ações, valor, políticas e comportamentos que regem sua rotina.
Com uma cultura bem definida e transmitida, desde o recrutamento até os executivos, fica mais fácil de construir organizações de aprendizagem. Também é importante difundir a cultura de aprendizagem entre a alta cúpula da empresa, pois, como líderes, eles servirão de exemplos aos colaboradores.
Conclusão
A gestão do conhecimento bem-sucedida melhora uma organização de várias maneiras.
Ao garantir que todos os funcionários tenham acesso ao conhecimento geral detido dentro da organização, a empresa desenvolve uma força de trabalho mais inteligente e capaz de tomar decisões rápidas e assertivas. Investir na capacitação dos funcionários é também investir na satisfação profissional, o que promove maior retenção dos seus talentos internos.
Além disso, a gestão de conhecimento também amplia a vantagem competitiva, promovendo internamente a geração de novos modelos de negócio a partir do capital intelectual da empresa, que está mais desenvolvido e alinhado com as metas da empresa.
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