Uma importante ferramenta para analisar o desempenho dos colaboradores é a avaliação multivisão, conhecida também como feedback 360 graus.
Essa estratégia proporciona melhorias tanto para a empresa, que identifica possíveis problemas organizacionais, quanto para o funcionário, que tem a oportunidade de aperfeiçoar sua atuação profissional.
Se sua empresa trabalha com gestão por competências, já temos meio caminho andado. Pois esse é o primeiro passo para conseguir estabelecer parâmetros para a análise, como veremos a seguir nas etapas para implantação desse tipo de avaliação.
O que é feedback 360 graus?
O feedback 360° é muito mais do que uma simples avaliação. Na verdade, ele é o contrário disso, justamente porque reúne perguntas e respostas direcionadas simultaneamente a:
- Chefes;
- Colaboradores;
- Subordinados;
- Clientes;
- Colegas de trabalho;
- Fornecedores.
Além disso, ele inclui a autoavaliação de cada um desses agentes.
Para atingir um resultado minimamente confiável, o levantamento das informações deve seguir algumas diretrizes preestabelecidas. A primeira delas é manter o anonimato dos participantes durante todo o processo, a fim de evitar situações de conflito entre avaliadores e avaliados.
Outro ponto importante é que a pesquisa tenha mais de 75% de participação. Tenha em mente que os parâmetros avaliados devem estar bastante claros. Por exemplo: se a pontuação final for estabelecida como “baixa, média e alta”, é preciso haver diferenças reais entre uma posição e outra. Essa preocupação evita possíveis julgamentos e injustiças.
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Qual a importância para empresa e equipe?
Um dos principais objetivos da avaliação 360° é identificar as qualidades e falhas de cada colaborador a partir do feedback de todos que estão ao redor.
Para a empresa, esse retorno é crucial para o planejamento de ações futuras relacionadas ao gerenciamento da equipe.
Pode-se, por exemplo, chegar à conclusão de que um funcionário deve ser dispensado porque está mais atrapalhando do que ajudando seu time de trabalho. Já os colaboradores avaliados se sentem desafiados a mostrar seu potencial, aumentando assim seu grau de produtividade, proatividade e interesse pela missão do negócio.
Entre os benefícios do feedback 360° podemos destacar:
- Melhorar a credibilidade da empresa perante os funcionários;
- Fortalecer o autodesenvolvimento a partir do retorno recebido;
- Oferecer acesso a uma avaliação mais completa e dinâmica da equipe;
- Reforçar a cultura organizacional da empresa (gestão por competências);
- Motivar os funcionários a trabalharem alinhados à visão da empresa.
Como elaborar esse tipo de avaliação?
Para elaborar uma avaliação completa e eficaz por meio do feedback 360°, é preciso seguir alguns passos. Confira-os:
1. Estabelecer parâmetros
- O primeiro passo é estabelecer os parâmetros de avaliação. Ou seja, definir:
- Quais serão os setores participantes;
- Quais os comportamentos avaliados, como, por exemplo:
- Proatividade;
- Interesse;
- Liderança;
- Ética etc.
- Como a pesquisa será aplicada — se de forma impressa ou eletrônica;
- Qual o modelo utilizado — se múltipla escolha, resposta aberta ou misto;
- Qual será o cronograma da aplicação.
2. Educar a equipe
A segunda etapa é educar a sua equipe. Isso significa promover reuniões com os líderes das áreas definidas e explicar o que é o feedback 360° e como a pesquisa vai funcionar.
Além disso, considere aplicar treinamentos práticos para que avaliados e avaliadores aprendam a preencher corretamente o questionário.
3. Promover a autoavaliação
O terceiro passo diz respeito à autoavaliação, que pode ser o começo da aplicação dos questionários da sua avaliação multivisão, quando o colaborador analisa o seu próprio desempenho e atitudes no trabalho.
4. Efetuar a análise 360°
A quarta ação a ser tomada é colocar em prática a análise 360°. Portanto, esse é o momento de disponibilizar as perguntas de forma simultânea para gerentes, subordinados, clientes e fornecedores.
5. Apurar os resultados
Por último deve ser feita a apuração dos pontos ou resultados individuais obtidos pelos colaboradores.
Lembre-se sempre de manter o anonimato dos participantes, mesmo depois que o processo tiver acabado. Agora, chega a hora de compartilhar os resultados obtidos e acompanhar o desempenho dos avaliados.
Como notificar o resultado do feedback 360°?
A notificação é uma parte bastante sensível da avaliação de desempenho. Isso porque nem sempre os resultados são 100% positivos e alguns colaboradores entendem o feedback como um puxão de orelha ou castigo.
Para que interpretações equivocadas não aconteçam, só compartilhe a conclusão da pesquisa quando tiver em mãos as estratégias de melhorias.
Também é importante que os dados sejam passados de forma profissional, lembrando os participantes que, apesar dos resultados individuais, o objetivo do feedback 360° é potencializar o crescimento da empresa com trabalho cada vez mais qualificado.
O que achou do artigo? Você já aplicou algum tipo de avaliação de desempenho na sua empresa? Compartilhe essa experiência por meio dos comentários!
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