O comprometimento dos funcionários é um elemento crucial para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, muitos empreendedores não tem uma ideia clara dos principais pontos que podem gerar motivação.
Em contrapartida, todo profissional que trabalha com gestão de pessoas sabe como é importante deixar seus colaboradores sempre bem e com altos índices de motivação, afinal é isso que fará com que o ambiente de trabalho seja cada vez mais agradável e produtividade aumente de forma natural e saudável.
Neste post, vamos elencar algumas ações que podem gerar comprometimento e, como consequência, garantir sustentabilidade para o negócio. Você vai perceber que nem sempre é necessário dinheiro para estimular satisfação na equipe. Acompanhe conosco:
A importância da comunicação
O endomarketing, que são as estratégias voltadas para a satisfação do seu público interno, envolve a questão importantíssima da comunicação interna: ter as informações claras, poder se fazer ouvir e se sentir parte do todo são fatores fundamentais para a motivação.
O colaborador que se sente isolado e não recebe informações adequadas sobre o que acontece ao redor e o que se espera dele não tem a sensação de pertencimento que é tão importante para fazê-lo vestir a camisa, incorporando as metas e objetivos do escritório como seus.
Compartilhe os objetivos
Não há funcionário que não se sinta valorizado ao saber que o dono do negócio compartilha com ele o objetivo que busca para a empresa, bem como as metas estabelecidas para que ele seja atingido.
Rotinas de brainstorming
Permitir que o colaborador se mantenha em uma rotina de brainstorming também promove a ideia do item anterior: em deixar que o mesmo exponha seus pontos de vista, visando melhorar sua relação com a empresa – e claro, dar uma nova visão a um problema específico e existente.
Novas ideias ou projetos através de uma dinâmica de grupo estimulam o pensamento criativo dos funcionários (deixando-os tomar decisões) e juntam informações para melhorar a situação da organização e da própria vida profissional dos colaboradores.
Trabalhe com metas realistas
Às vezes, algumas empresas propõem metas muito distantes da realidade do mercado, como forma para que a equipe “quase” tenha sucesso. Essa atitude é frustrante para o funcionário — que, por mais que se esforce, não alcança o resultado.
Elogie
Geralmente, quando um funcionário incorre em algum tipo de erro, é criticado. A atitude inversa, de elogiar quando ele realiza algo construtivo para a empresa, nem recebe um feedback positivo. Tenha em mente que, em qualquer feedback, vale mais destacar os pontos positivos que os negativos, se você quiser o funcionário do seu lado.
Invista em desenvolvimento pessoal e profissional
Tenha em mente que, em um ambiente corporativo propício a atrair e reter talentos, o desenvolvimento global do funcionário faz parte do planejamento. Não bastam treinamentos técnicos, mas sim a abordagem de assuntos gerais que envolvam gerenciamento do tempo, controle do estresse, relacionamento familiar, qualidade de vida, etc.
Reconhecimento e Recompensa
Todo colaborador espera pelo reconhecimento do seu gestor, afinal este é apenas um dos mecanismos de motivação que ele pode receber. Esse reconhecimento pode vir através de recompensa, seja com medalhas, placas de homenagem, troféu, destaque, bônus, brindes e até mesmo aumento salarial. O importante é sempre ter em mente que o seu colaborador espera pela motivação e que, quando feita com empenho, traz resultados positivos.
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vIncentive a inovação
Por incrível que pareça, há gestores que se recusam a aceitar uma inovação proposta por um colaborador simplesmente por vaidade pessoal. Só quem está no dia a dia de uma tarefa pode saber qual é o processo mais ágil e eficiente para realizá-la. Pessoas que não se sentem valorizadas acabam desistindo da empresa em favor da primeira proposta que prometa deixá-las livres para realizar.
Promova qualidade de vida
O empreendedor capaz de gerar comprometimento da equipe entende que, antes de tudo, está lidando com pessoas que têm famílias e vida pessoal. É preciso que possam usufruir de boa qualidade de vida para manter o lado profissional em equilíbrio. Agrados como ginástica na empresa, massagens e horários flexíveis podem fazer a diferença. Que tal surpreendê-los, por exemplo, com o sorteio de uma viagem em família?
Verbalize sempre a importância da equipe
Você já percebeu que funcionários comprometidos são aqueles que sabem que a empresa reconhece a sua importância? Não poupe oportunidades para repetir esse reconhecimento, mostrando ao mesmo tempo com atitudes que a fala é verdadeira. Aplauda as vitórias e vibre com as conquistas.
Não é difícil gerar o comprometimento da equipe, não é mesmo? O que falta é o hábito da verbalização da importância dos que fazem a sua empresa acontecer. Fique atento: a valorização da equipe é diretamente proporcional ao sucesso de um negócio!
Que saber mais sobre gestão de pessoas? Continue acompanhando os nossos posts!
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