Como Funcionam Os Créditos De PIS E COFINS

11 min de leitura
Publicado:
January 29, 2024
|
Atualizado:
January 14, 2026

Potencialize seu ERP com automação fiscal Inteligente

Solicitar demonstração

Neste artigo será abordado um dos assuntos mais polêmicos e controversos do atual Sistema Tributário Brasileiro: a utilização de créditos na sistemática não cumulativa das contribuições para o Programa de Integração Social (PIS) e para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).

Essas divergências envolvendo a utilização de créditos de PIS e de COFINS ocorre, especialmente, porque a legislação não adotou um regramento claro sobre o seu funcionamento.

Além disso, tais contribuições apresentam uma sistemática não cumulativa, completamente distinta dos demais tributos.

Ao analisar as Leis nº 10.637/2002 (convertida pela MP nº 66/2002) e nº 10.833/2003 (convertida pela MP nº 135/2003), nota-se que foi estabelecido um regramento não cumulativo, peculiar para essas contribuições que:

  1. coexistiria ao mesmo tempo com o regramento cumulativo, ao qual não seria permitido a utilização de créditos pelas empresas optantes; e
  2. a não cumulatividade das contribuições ocorreria através da apropriação de créditos tributários que seriam abatidos dos valores recolhidos nas operações anteriores.

Logo, diferentemente dos demais tributos não cumulativos (ICMS e IPI), as Contribuições para o PIS/PASEP e para COFINS apresentam duas sistemáticas de apuração tributária (a cumulativa e a não cumulativa).

Ademais, a não cumulatividade do PIS/PASEP e da COFINS seria alcançada por meio de um sistema de abatimento de créditos, em que o contribuinte poderia deduzir do tributo devido em suas operações, o valor das contribuições recolhidas sobre bens, serviços e despesas previstos na legislação.  

Dessa forma, visando esclarecer alguns pontos que envolvem a polêmica utilização dos créditos de PIS/PASEP e COFINS no sistema não cumulativo, o texto explica o funcionamento desta sistemática, apontando as principais discussões sobre o assunto.

O que é PIS e COFINS?

As contribuições para o Programa de Integração Social (PIS) e para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) normalmente são tratadas juntas como se fossem um mesmo tributo.

Embora possuam a mesma base de cálculo e sejam, muitas vezes, tratadas em conjunto, são duas contribuições diferentes:

As Contribuições para o PIS e PASEP

As contribuições para o Programa de Integração Social (PIS) e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são destinadas ao financiamento da seguridade social, com duas finalidades específicas:

  1. O PIS é destinado à promoção da integração do empregado na vida e no desenvolvimento de empresas; e
  2. O PASEP é destinado à formação do patrimônio do servidor público.

Essas duas contribuições foram criadas de forma separada, por leis complementares distintas, isto é, o PIS foi instituído pela Lei Complementar nº 7/70, enquanto o PASEP foi instituído pela Lei Complementar nº 8/70.

Todavia, a Lei Complementar nº 26/75 unificou as duas contribuições a partir do exercício de 1º de julho de 1976, denominando-as simplesmente PIS/PASEP.

Posteriormente, o art. 239 da Constituição Federal estipulou que os recursos do PIS/PASEP financiariam o programa de seguro-desemprego, assim como um abono salarial, consistente no pagamento de um salário-mínimo anual, aos empregados que recebem até dois salários-mínimos de remuneração mensal. Isso ocorre desde que sejam contribuintes do PIS/PASEP.

Nesse sentido, para exemplificar tais alterações e evolução do PIS/PASEP, apresenta-se o quadro explicativo abaixo:

LegislaçãoTributoConsequênciaDispositivo legal 
LC nº 7/70PISCriação do PISArt. 1.º - É instituído, na forma prevista nesta Lei, o Programa de Integração Social, destinado a promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas.
LC nº 8/70PASEPCriação do PASEPArt. 1º - É instituído, na forma prevista nesta Lei Complementar, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.
LC nº 26/75PIS/PASEP Unificação do PIS e do PASEPArt. 1º - A partir do exercício financeiro a iniciar-se em 1º de julho de 1976, serão unificados, sob a denominação de PIS-PASEP, os fundos constituídos com os recursos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), instituídos pelas Leis Complementares nºs 7 e 8, de 7 de setembro e de 3 de dezembro de 1970, respectivamente.
Art. 239 e §3ºConstituição PIS/PASEPContribuições passaram a financiar o seguro-desemprego e o abono salarial Art. 239. A arrecadação decorrente das contribuições para o Programa de Integração Social, criado pela Lei Complementar nº 7, de 7 de setembro de 1970, e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, criado pela Lei Complementar nº 8, de 3 de dezembro de 1970, passa, a partir da promulgação desta Constituição, a financiar, nos termos que a lei dispuser, o programa do seguro-desemprego, outras ações da previdência social e o abono de que trata o § 3º deste artigo. (..) § 3º Aos empregados que percebam de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, até dois salários mínimos de remuneração mensal, é assegurado o pagamento de um salário mínimo anual, computado neste valor o rendimento das contas individuais, no caso daqueles que já participavam dos referidos programas, até a data da promulgação desta Constituição.

Conceituado o que seria as contribuições para o PIS/PASEP, veja agora o que é a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).

A Contribuição para a COFINS

A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) foi instituída pela Lei Complementar nº 70/91, em substituição ao FINSOCIAL.

Essa substituição representou uma mudança significativa na estrutura tributária brasileira, marcando um momento importante na evolução das contribuições sociais.

Dessa forma, a COFINS é uma das principais fontes de financiamento para a seguridade social. Ela contribui para custear programas e benefícios previdenciários, ações na área da saúde e projetos sociais.

Todavia, as regras envolvendo contribuição para a COFINS mostram-se complexas, como será abordado no próximo capítulo.  

O sistema de créditos de PIS e COFINS não cumulativo

O PIS/PASEP e a COFINS adotam, atualmente, duas sistemáticas ou regimes de apuração:

  • Regime cumulativo ou comum: as contribuições para o PIS/PASEP e COFINS são disciplinadas basicamente pela Lei nº 9.718/98 (com as alterações promovidas pela Lei nº 12.937/2014). Estão submetidas ao sistema cumulativo de PIS/PASEP e COFINS as empresas tributadas pelo imposto de renda no lucro presumido e as imunes a impostos, sendo que neste sistema não é permitida a utilização de créditos.
  • Regime não cumulativo: as contribuições para o PIS/PASEP e para a COFINS no sistema não cumulativo estão descritas nas Leis n.º 10.637/2002 e 10.833/2003. Estão submetidas ao sistema não cumulativo de PIS/PASEP e de COFINS não cumulativo as empresas tributadas pelo imposto de renda no lucro real, sendo permitido a utilização de créditos nesta sistemática.

Considerando a complexidade que envolve as duas sistemáticas de apuração do PIS/PASEP e COFINS, apresenta-se o seguinte quadro esquemático para diferenciar os dois sistemas:

Como pode ser observado, a legislação submete ao sistema não cumulativo as empresas consideradas, em regra, maiores, já que estas seriam as optantes do lucro real.

Porém, há empresas que estão obrigadas à tributação pelo regime cumulativo de PIS/PASEP e COFINS, aos quais são listadas abaixo:

  1. Entidades financeiras e assemelhados;
  2. Cooperativas;
  3. Empresas de vigilância e transportes de valores;
  4. Operadores de plano de assistência à saúde;
  5. Hospitais;
  6. Pronto-Socorro;
  7. Clínicas;
  8. Transporte coletivo;
  9. Telecomunicações e jornais;
  10. Call center e telemarketing;
  11. Serviços de informática;
  12. Hotéis;
  13. Parques temáticos;
  14. Agências de viagem;

Logo, as empresas que exercem essas atividades não poderão optar pelo regime não cumulativo de PIS/PASEP e COFINS, mesmo se estiverem tributando o imposto de renda pelo lucro real.

Dessa forma, serão analisadas quais as despesas que geram créditos de PIS/PASEP e COFINS.

O que gera os créditos de PIS e COFINS?

Os créditos de PIS/PASEP e COFINS foram instituídos pelo art. 3º das Leis nºs 10.637/2002 e 10.833/2003, aos quais serão listados abaixo:

  1. Bens adquiridos para revenda;
  2. Bens e serviços adquiridos como insumos;
  3. Energia elétrica térmica e a vapor;
  4. Aluguéis de prédios, máquinas e equipamentos;
  5. Pagamentos de leasing;
  6. Máquinas, equipamentos e outros imobilizados;
  7. Edificações, benfeitorias e intangíveis;
  8. Armazenagem de mercadoria;
  9. Frete na venda, compra e produção em elaboração.

Há 9 tipos de créditos de PIS/PASEP e COFINS previstos na legislação que institui o regime não cumulativo.

Mesmo assim, deve-se ressaltar que há vedação expressa de apuração de créditos relativos aos gastos com mão de obra pagos a pessoas físicas; na aquisição de bens e serviços não sujeitos ao pagamento da contribuição, inclusive isenção ou sob alíquota zero (com exceção das compras isentas que forem vendidas de forma tributada); e do ICMS que tenha incidido sobre a operação de aquisição.

Contudo, não se pode ignorar que tais matérias possuem acirradas discussões no âmbito do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) e no próprio Poder Judiciário.  

Esquematizando os tipos de créditos de PIS/PASEP e COFINS e o que não gera créditos, chega-se a seguinte conclusão:

PODE UTILIZAR OS CRÉDITOSVEDADO UTILIZAR CRÉDITOS
Bens adquiridos para revenda;Gastos com mão de obra pagos a pessoas físicas;
Bens e serviços adquiridos como insumos
Energia elétrica térmica e a vapor;
Aluguéis de prédios, máquinas e equipamentos;Aquisição de bens e serviços não sujeitos ao pagamento da contribuição, inclusive isenção ou sob alíquota zero;
Pagamentos de leasing;
Máquinas, equipamentos e outros imobilizados; 
Edificações, benfeitorias e intangíveis;ICMS que tenha incidido sobre a operação de aquisição
Armazenagem de mercadoria; 
Frete na venda, compra e produção em elaboração.
Compras isentas, se forem vendidas tributadas, podem aproveitar crédito na entrada.

Como contabilizar os créditos de PIS e COFINS?

Como explicado, o PIS/PASEP e a COFINS são tributos não cumulativos que permitem ao contribuinte deduzir, do valor a pagar, os créditos calculados sobre os custos e despesas, incorridos no período de apuração.

Mas, diferentemente do ICMS e do IPI (tributos igualmente não cumulativos), em que é realizado um cálculo direto de subtração entre o total de débitos e a soma total de créditos tributários, as leis nºs 10.637/2002 e 10.833/2003 adotaram para o regime não cumulativo de PIS/PASEP e COFINS o “método subtrativo indireto”.

Nesse método, o contribuinte aplica a alíquota de 9,25% (1,65% de PIS/PASEP e 7,6% de COFINS) sobre a sua receita, e sobre as despesas mencionadas nos artigos 3º das Leis nºs 10.637/2002 e 10.833/2003.  

O resultado total de ambos os cálculos é subtraído, e a diferença obtida é o valor a ser recolhido no mês de competência.

A fim de demonstrar a forma de calcular os créditos de PIS e COFINS, apresenta-se, de forma simplificada, um exemplo de apuração de ambos os tributos de uma empresa em determinado mês:

Determinada empresa auferiu receita bruta de vendas no valor de R$ 300.000,00, tendo os seguintes custos:  Créditos 
Mercadorias adquiridas  R$                                  200.000,00 Utiliza créditos 
Mão de obra paga a pessoa física R$                                    10.000,00 Não utiliza créditos  
Aluguel pago a pessoa física  R$                                      6.000,00 Não utiliza créditos 
Base de cálculo de PIS/PASEP e COFINS 
Das receitas   Das despesas que geram créditos 
Receita bruta de vendas R$                                  300.000,00 Mercadoria adquirida R$            200.000,00 
alíquota de PIS (1,65%) R$                                      4.950,00 Alíquota PIS/PASEP (1,65%) R$                 3.300,00 
Alíquota de COFINS (7,6%)  R$                                    22.800,00 Alíquota COFINS (7,6%)  R$               15.200,00 
Total débitos de PIS/PASEP e COFINS R$                                    27.750,00 Total créditos PIS/PASEP e COFINS R$               18.500,00 
 
Reduação do total de débitos de PIS/PASEP e COFINS do total de créditos  R$                                                                                 9.250,00 
 
Valor a recolher de PIS/PASEP e COFINS  R$                                                                                 9.250,00 

Considerações finais

Como pode ser observado, as contribuições destinadas ao PIS/PASEP e a COFINS possuem muita complexidade, mas são excelentes oportunidades para economizar tributos.

Isso porque a apuração correta das despesas, que geram a utilização de créditos de PIS/PASEP e COFINS, pode representar uma significativa redução da carga tributária.

Por fim, ressalta-se que recentemente foi aprovada e promulgada a Emenda Constitucional nº 132/2023, que tratou de reformar o Sistema Tributário Brasileiro. Nessa alteração, o PIS/PASEP e a COFINS foram substituídos pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que igualmente adotou a sistemática não cumulativa.

Claro, ainda temos todo o período de transição em que vigerá ainda as Contribuições para o PIS/PASEP e para a COFINS.

Artigos relacionados

Fiscal
DIRF 2026: ela será extinta? Entenda a substituição

Entenda o que vai acontecer com a DIRF em 2026 e prepare-se para garantir todas as obrigações fiscais em dia!

Fiscal
IRPF 2026: Prazos, obrigações e novidades

Guia completo do IRPF 2026. Entenda a nova isenção, regras de tributação de dividendos, prazos de entrega e como evitar a malha fina.

Fiscal
Tabela NCM 2026: Guia Completo e Atualizações Mensais Gratuitas

Acesse a Tabela NCM 2026 completa e atualizada. Entenda para que serve a classificação fiscal, acompanhe as mudanças mensais e consulte códigos gratuitamente para garantir conformidade tributária.

Fiscal
Gestão Fiscal: o que é, importância e como fazer

Saiba o que é gestão fiscal, qual sua importância para empresas e confira dicas de como fazer uma boa gestão em seu negócio. Acesse!

Fiscal
Perdi a nota fiscal: o que fazer? Veja como recuperar

Se você perdeu uma nota fiscal e não sabe o que fazer, leia nosso artigo e veja como recuperá-la!

Fiscal
Confira As Obrigações Fiscais e Financeiras de 2025

Confira detalhes sobre as principais obrigações fiscais de 2025 neste texto completo que contém tudo que você precisa saber!

Fiscal
DIRF 2026: ela será extinta? Entenda a substituição

Entenda o que vai acontecer com a DIRF em 2026 e prepare-se para garantir todas as obrigações fiscais em dia!

Fiscal
IRPF 2026: Prazos, obrigações e novidades

Guia completo do IRPF 2026. Entenda a nova isenção, regras de tributação de dividendos, prazos de entrega e como evitar a malha fina.

Fiscal
Tabela NCM 2026: Guia Completo e Atualizações Mensais Gratuitas

Acesse a Tabela NCM 2026 completa e atualizada. Entenda para que serve a classificação fiscal, acompanhe as mudanças mensais e consulte códigos gratuitamente para garantir conformidade tributária.

Fiscal
Gestão Fiscal: o que é, importância e como fazer

Saiba o que é gestão fiscal, qual sua importância para empresas e confira dicas de como fazer uma boa gestão em seu negócio. Acesse!

Fiscal
Perdi a nota fiscal: o que fazer? Veja como recuperar

Se você perdeu uma nota fiscal e não sabe o que fazer, leia nosso artigo e veja como recuperá-la!

Fiscal
Confira As Obrigações Fiscais e Financeiras de 2025

Confira detalhes sobre as principais obrigações fiscais de 2025 neste texto completo que contém tudo que você precisa saber!

Fiscal
NFSe Mobile: o que é e como emitir notas fiscais

Aprenda o que é o app NFSe Mobile, como se cadastrar e como usá-lo corretamente para o seu dia a dia!

Fiscal
Quem é o tomador de serviço na Nota Fiscal?

Entenda quem é o tomador de serviço na nota fiscal e como preencher esse campo para evitar erros com seus documentos fiscais. Acesse!

Fiscal
NFSe Nacional: o que é, como funciona e como emitir

Entenda a razão da implementação da NFSe nacional, o que é, benefícios, desafios da padronização, prazos da implementação e mais:

Fiscal
5 dicas de organização de notas e documentos fiscais

Confira dicas para organizar notas e documentos fiscais no seu negócio. Saiba a importância dessa gestão para garantir compliance fiscal. Leia mais!

Fiscal
Controle de Notas Fiscais: como fazer e vantagens

Confira como fazer o controle de notas fiscais e outros documentos relevantes na sua empresa. Confira também as vantagens dessa gestão. Leia mais!

Fiscal
Intermediário do serviço na NF-e: o que é e como preencher?

Aprenda quem é o intermediário do serviço na nota fiscal, melhore sua interpretação deste documento e preencha-o corretamente!

Fiscal
Quem é Obrigado a Emitir a Nota Fiscal de Serviço (NFSe)?

Sua empresa precisa emitir NFSe? Saiba quem é obrigado a gerar a Nota Fiscal de Serviço, incluindo regras para Simples Nacional e MEI. Fique em dia!

Fiscal
O que é DPS na Nota Fiscal de Serviço (NFSe)?

Saiba o que é a DPS (Declaração de Prestação de Serviços), para que serve o documento e sua relação com as notas fiscais. Acesse e leia mais!

Fiscal
Como imprimir NFSe em PDF?

Aprenda como imprimir NFSe em PDF rapidamente e em poucos passos, além de saber onde conseguir seus documentos!

Fiscal
Como baixar XML de Nota Fiscal de Serviço (NFSe)

Aprenda como baixar XML de nota fiscal de serviço e tenha em mãos tudo que precisa para a sua gestão fiscal.

Fiscal
O que é RPS na NFSe e como emitir?

Aprenda o que o RPS, sua relação com as notas fiscais de serviço (NFSe) e as diferenças entre estes documentos!

Fiscal
Como consultar NFe pelo número da nota?

Aprenda com nosso passo a passo como consultar suas notas fiscais pelo número da nota de forma manual (SEFAZ) ou automática com a Qive!

Fiscal
Como consultar notas fiscais emitidas para meu CNPJ?

Confira como você pode consultar notas fiscais emitidas para o seu CNPJ na SEFAZ e usando softwares que te auxiliam no processo! Leia agora!

Fiscal
Lei do Bem: o que é, como funciona e benefícios concedidos

Conheça a Lei do Bem, entenda os benefícios que ela oferece e como aproveitá-los para sua empresa.

Fiscal
Programa“Nos Conformes”: Entenda tudo sobre

Entenda e aproveite os benefícios do programa Nos Conformes". O guia completo para uma gestão fiscal eficiente."

Fiscal
Impostos NFSe: o que é retenção, como calcular e quem paga?

Confira como funciona a retenção de impostos na nota fiscal de serviço, os impostos que são retidos e quem deve pagar. Confira!

Fiscal
Campos Da NFSe: Quais São E Como Preencher

Descubra quais são todos os campos da NFSe e como preenchê-los para evitar erros nos processos da sua empresa!

Fiscal
Consultar Nota Fiscal De Serviço Eletrônica Em Todo O País

Na dúvida de onde consultar nota fiscal de serviço eletrônica? Saiba como fazer a consulta de NFSe de forma automática. Acesse!

Fiscal
Como contabilizar nota fiscal de serviço com imposto retido

Entenda como funciona a nota fiscal de serviço com imposto retido e as diferentes retenções aplicáveis a cada operação.

Fiscal
Como consultar nota fiscal sem chave de acesso

Veja o passo a passo de como consultar nota fiscal sem a chave de acesso, tanto na SEFAZ quanto de forma automática.

Fiscal
PIS e COFINS: o que é, como calcular e alíquotas

Fique por dentro de todos os detalhes e atualizações sobre o PIS e COFINS 2025 e evite multas e erros tributários.

Fiscal
O que é NFSe e qual a sua diferença para a NFe?

NFSe ou NFe? 🤔 Saiba de vez a diferença! Explicamos o que é a Nota Fiscal de Serviço e quando usar cada documento para não cometer mais erros.

Fiscal
Como capturar documentos fiscais direto da fonte?

Saiba como fazer a captura de documentos fiscais direto da fonte e as vantagens desse processo na operação financeira de uma empresa. Acesse!

Fiscal
Inscrição Estadual: o que é e como consultar pelo CNPJ

Aprenda o que e como consultar a inscrição estadual em nosso guia passo a passo, além de encontrar as respostas das principais dúvidas relacionadas.

Fiscal
Cancelamento De Nota Fiscal De Serviço Eletrônica (NFS-e): Como Fazer?

Aprenda o passo a passo de como cancelar NFS-e e garanta maior agilidade nos seus processos! Lei a agora o material!

Fiscal
O que é DIFAL? Veja como funciona e como calcular

Entenda tudo sobre o Diferencial de Alíquota (DIFAL) e ICMS. Veja como funciona e quem precisa pagar. Clique para ler mais!

Fiscal
Imposto CBS: o que é, como calcular e impactos

Conheça mais sobre a CBS, novo imposto da reforma tributária. Saiba como calcular, quando entra em vigor e impactos nos consumidores. Acesse!

Fiscal
Não emitir nota fiscal é crime? Descubra

Saiba se é crime não emitir nota fiscal e quem é obrigado a fazer a emissão. Entenda também as consequências de não emitir nota fiscal. Acesse!

Fiscal
Qual a diferença entre Recibo e Nota Fiscal?

Saiba qual a diferença entre recibo e nota fiscal, e entenda se há algum documento que possa substituir a nota fiscal. Confira!

Fiscal
CFOP: o que é, como funciona e tabela grátis

Entenda o que é CFOP, como encontrar na Nota Fiscal emitida e evitar erros básicos. Tenha acesso também à Tabela CFOP 2025.

Fiscal
Documentos Fiscais: principais tipos e importância

Entenda os diferentes tipos de documentos fiscais existentes e por que são importantes. Confira também como fazer a gestão de documentos. Acesse!

Fiscal
Nota Fiscal de Remessa: o que é, tipos e como emitir

Saiba o que é uma nota fiscal de remessa, tipos e quando é necessário emitir. Conheça também como fazer a emissão e os dados necessários. Acesse!

Fiscal
Principais dúvidas sobre a nota fiscal de remessa

Entenda o que é uma nota fiscal de remessa, as principais operações com necessidade de emissão e outras perguntas frequentes.

Fiscal
PGDAS 2025: Confira todas as informações

Confira as principais informações sobre o PGDAS-D e como se manter em dia com as obrigações fiscais para empresas do Simples Nacional.

Fiscal
DITR 2025: Declaração De Imposto Sobre Território Rural

Confira tudo sobre a DITR (Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) e garanta que seus clientes rurais estarão em dia com a obrigação!

Fiscal
Sonegação de notas fiscais: o que é e impactos

Você sabe o que é sonegação de notas fiscais e como ela pode prejudicar o seu negócio? Confira por que emitir notas fiscais é importante.

Fiscal
Como cancelar uma Nota Fiscal MEI? Passo a passo completo

Você cometeu um erro ao emitir uma NFSe? Confira como cancelar uma nota fiscal MEI com nosso passo a passo completo.

Fiscal
Como consultar nota fiscal pelo CPF

Confira como consultar nota fiscal pelo CPF e conheça todas as vantagens de colocar o documento nos comprovantes de compras.

Fiscal
Recusa De Nota Fiscal: Como Agir, Identificar E Regras

Recusa de Nota Fiscal ao remetente quando esse não é recebido pelo destinatário por motivos de erro ou desacordo com o pedido.

Fiscal
Notas frias: o que são, como identificar e como evitar

Notas frias são notas falsas, que podem ser emitidas contra o CNPJ da empresa, registrando uma operação não está de acordo com a negociação realizada.

Fiscal
Risco Fiscal: O Que É e Como Evitar

Conheça os principais riscos fiscais para as empresas no Brasil e veja como evitá-los para garantir a segurança do seu negócio!

Fiscal
CIDE 2025: Tudo o que você precisa saber

Entenda a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, seu funcionamento e como seu cálculo é feito! Acesse e leia agora!

Fiscal
Histórico da tabela NCM em 2024

Confira todas as atualizações e o histórico de alterações da tabela NCM em 2024! Garanta que seus documentos fiscais estejam corretos!

Fiscal
CSLL 2025: Mudanças, obrigações e mais informações

Entenda o que é CSLL e como calcular. Importância e implicações deste imposto para sua empresa.

Fiscal
EFD REINF 2025: Guia completo para empresas

Entenda o que é a EFD-Reinf e tire suas principais dúvidas sobre esta obrigação acessória e suas mudanças em 2025.

Fiscal
DIMOB 2025: Todas as informações e novidades

Prepare-se para a DIMOB 2024! Conheça prazos, regras e dicas essenciais. Acesse o guia agora e não deixe nenhum detalhe passar!

Fiscal
O fim do CF-e-SAT em SP: O que a portaria SRE 79/2024 significa para o futuro das notas fiscais?

Entenda a Portaria SRE 79/2024 e seu impacto nos CFes SAT em São Paulo e, principalmente, para as notas fiscais no estado!

Fiscal
Como emitir Nota Fiscal de pessoa física?

Você presta serviços e precisa formalizar as transações? Descubra como emitir Nota Fiscal de pessoa física e garanta o cumprimento das obrigações fiscais e contábeis.

Fiscal
Como emitir NF de MEI?

Saiba como emitir nota fiscal eletrônica (NF-e) sendo MEI sem erros e retrabalho. Leia todas as informações no artigo!

Fiscal
Como emitir Nota Fiscal de venda?

Você sabe o que é e como emitir uma nota fiscal de venda? Saiba mais sobre esse documento e deixe seu negócio em dia com as obrigações tributárias.

Fiscal
Como emitir NF do Simples Nacional?

Emitir NF é essencial para garantir a regularidade fiscal de um negócio. Confira um passo a passo de como emitir nota fiscal do Simples Nacional.

Fiscal
Prazo da nota fiscal e seus efeitos na gestão

Confira quais são os prazos da nota fiscal e nota fiscal de serviço para emissão, cancelamento, correção e outros

Fiscal
Integração Shopee e Qive para notas fiscais

Economize tempo e evite erros com a importação automática de notas fiscais do seu marketplace para a Qive! Leia e veja como!

Fiscal
O que é CST da Nota Fiscal?

Entenda o que o CST da nota fiscal, sua importância e o significado de cada número deste código na rotina fiscal!

Fiscal
O que é NF3e (Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica)?

Saiba tudo sobre a NF3e (Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica): o que é, como e quem deve emitir, como cancelar e mais. Acesse!

Fiscal
NFe e NFSe: qual a diferença entre as notas fiscais?

Entenda quais são as diferenças entre a NFe e a NFSe, a importância de cada uma e quando devem ser emitidas ou recebidas. Acesse e leia mais!

Fiscal
Obrigações acessórias: o que são e quais existem

Conheça as obrigações acessórias, entenda o que são e sua importância. Leia o material e ajude a garantir a compliance!

Fiscal
EFD Contribuições 2025: Tudo Que Você Precisa Saber

Saiba tudo o que você precisa sobre a EFD-Contribuições e prepare-se para manter o compliance fiscal! Acesse agora!

Fiscal
Nota Fiscal Complementar: o que é, quando usar e como emitir?

Você conhece a nota fiscal complementar? Neste texto, explicamos tudo para você: quando é necessário emitir, prazos, cuidados e mais. Confira!

Fiscal
Protestar nota fiscal: é possível? Veja como fazer

Você ou a sua empresa precisam protestar uma nota fiscal? Confira se é possível e como realizar o processo.

Fiscal
NFe inutilizada: o que significa e o que fazer

Entenda o que é uma NFe inutilizada e seus impactos nas rotinas fiscais do seu negócio para garantir o menor impacto!

Fiscal
Nota fiscal de exportação: o que é e como funciona

Entenda o que é uma nota fiscal de exportação e suas diferenças para garantir os processos corretos no seu negócio!

Fiscal
DIRF 2025: ela será extinta? Entenda o que vai acontecer

Entenda o que vai acontecer com a DIRF em 2025 e prepare-se para garantir todas as obrigações fiscais em dia!

Fiscal
ICMS SC: Alterações na NFCom para 2025

Entenda as principais alterações relacionadas ao ICMS SC e à NFCom, bem como prazos e requisitos para os contribuintes.

Fiscal
GissOnline - Escrituração eletrônica para notas fiscais

GissOnline é um ambiente de escrituração eletrônica para NFS-e tomados e prestados, constando a movimentação econômica das empresas e dos livros fiscais

Fiscal
Como calcular imposto de nota de serviço (NFSe)?

Saber como calcular o imposto de nota de serviço é fundamental para evitar problemas com o Fisco e evitar aumento de custos. Descubra como fazer.

Fiscal
Conferência De Nota Fiscal: Como E Porque Fazer

Confira como evitar erros no seu negócio através da conferência de nota fiscal, além de outros documentos fiscais!

Fiscal
Nota Fiscal do Produtor Rural: O que esperar em 2025

Saiba o que é a nova Nota Fiscal do Produtor Rural, quando deve ser emitida e o que os produtores devem esperar para 2025.

Fiscal
Automação De Conferências Nos ERPs Oracle

As conferências de documentos fiscais nos ERPs da Oracle podem ajudar o seu negócio a ganhar eficiência. Confira como fazer.

Fiscal
Cobertura Nacional De NFSes No Oracle, É Possível?

Entenda a relação dos ERPs Oracle com as NFSes e como você pode capturar todas as notas de serviços emitidas para seu CNPJ!

Fiscal
Como Escriturar Notas Fiscais Com Eficiência

Confira como escriturar notas fiscais, as principais modalidades e como garantir mais agilidade e segurança para a escrituração fiscal na sua empresa.

Fiscal
Baixar XML de nota fiscal: como fazer

Veja como baixar xml da nota fiscal (NFe) com o certificado digital ou sua chave de acesso com nosso guia completo de download de XML!

Fiscal
Cruzamento de dados pela Receita Federal: Cuidados a se tomar

Entenda como funciona o cruzamento de dados na Receita Federal e os cuidados que você deve ter para evitar a malha fria.

Fiscal
xPed E nItemPed: Como Preencher

Entenda o que são os campos xPed e nItemPed da nota fiscal, como preencher e benefícios de uma gestão fiscal simplificada.

Fiscal
Gestão fiscal e tributária: diferenças e como fazer

A gestão fiscal e tributária é essencial para a saúde da empresa. Descubra o que é cada uma delas e como aplicar!

Fiscal
Adequações no Layout da NFS-e para Reforma Tributária do Consumo

Entenda a NT 001 referente ao layout da NFSe para adequação após a reforma tributária do consumo em nosso artigo!

Fiscal
Receita Federal divulga mudanças nas Notas Fiscais para se adequar à Reforma Tributária

Entenda as mudanças das NTs 2024-001 e 2024-002 e os impactos que elas podem ter na sua rotina fiscal.

Fiscal
Passo a passo para consultar CTe completo na SEFAZ e de forma automática

Saber como consultar o CTe é importante para as operações de qualquer empresa. Aprenda o passo a passo e também como automatizar o processo!

Contábil
Fiscal
Como conseguir a segunda via da Nota Fiscal

Entenda como conseguir a segunda via da Nota Fiscal antiga utilizando a chave de acesso do documento fiscal ou uma solução automática.

Fiscal
Tipos de status da Nota Fiscal Eletrônica e como consultar

Quer consultar o status da Nota Fiscal Eletrônica de um jeito rápido e eficaz? Com a ajuda da tecnologia é possível. Descubra mais no artigo!

Fiscal
Importação por encomenda e por conta e ordem

Entenda as diferenças e repercussões tributárias entre importação por encomenda e importação por conta e ordem de terceiro!

Fiscal
Saúde Fiscal: o que é, sua importância e como conseguir

Saiba o que é ter uma saúde fiscal e quais as principais vantagens para a empresa em se adequar às normas tributárias e fiscais.

Fiscal
A jornada para garantir registros precisos de notas fiscais

Tire todas as suas dúvidas para garantir registros de notas fiscais precisos, por meio da automação, validação e mais!

Fiscal
5 dicas para ter um fechamento mensal mais eficiente

O fechamento mensal pode ser mais eficiente quando se tem uma rotina com todos os itens de apuração listados. Saiba mais nesse artigo!

Fiscal
Como fazer a consulta de disponibilidade da SEFAZ

Quando os WebServices estão indisponíveis, a emissão e consulta da NFe é afetada. Veja como fazer o monitoramento de disponibilidade da SEFAZ.

Fiscal
DANFe Online: Como Visualizar, Baixar e Armazenar

Veja como consultar o DANFE online com e sem a chave de acesso. A consulta pode ser feita no site da SEFAZ ou de forma automatizada, confira!

Fiscal
Recebimento fiscal: como melhorar o processo em 3 passos

Problemas no recebimento fiscal podem acabar impactando outros setores da empresa. Descubra como tornar esse processo mais produtivo e eficiente.

Fiscal
CND: Certidão Negativa De Débitos

Entenda a Certidão Negativa de Débitos e saiba o quão essencial ela é para comprovar o funcionamento adequado das instituições.

Fiscal
Nota Fiscal Triangular: Saiba tudo sobre essa operação

Entenda a operação de Nota Fiscal Triangular. Conheça seus detalhes e como aplicá-la em sua empresa.

Fiscal
6 problemas na consulta de nota fiscal e como resolver

Veja 6 problemas que acontecem com frequência na consulta de nota fiscal e como resolver. Conheça uma solução que pode mudar sua rotina.

Fiscal
Nota fiscal de Serviços (NFSe): Tudo Sobre O Documento

Descubra tudo sobre NFSe, a Nota Fiscal de Serviços. Saiba em quais serviços o documento é requisitado e quais são suas particularidades.

Fiscal
Consultar DANFe: como consultar sem chave de acesso

Aprenda agora como consultar DANFE da nota fiscal sem chave de acesso, dentro dos parâmetros da Secretaria da Fazenda e com segurança.

Fiscal
Baixar XML em lote: como fazer de forma automatizada

A SEFAZ oferece consulta gratuita para fazer o download de notas fiscais. Contudo, para baixar XML em lote é preciso automatizar o processo. Veja como!

Fiscal
Documentos necessários para o transporte de cargas

Você sabe quais são os documentos necessários para o transporte de cargas que sua transportadora deve portar? Confira!

Não peça mais notas para 
os fornecedores

Converse com a gente para conectar sua operação de ponta a ponta por meio de documentos fiscais.