A Reforma Tributária brasileira ganhou uma nova dimensão com o lançamento da Calculadora de Tributos pela Receita Federal. Essa ferramenta oficial permite calcular, na prática, como funcionará o novo sistema de tributos sobre o consumo para trazer clareza e transparência para empresas e profissionais da área de contabilidade.
Ainda tem dúvidas sobre o tema e o impacto da reforma no seu negócio? Leia o artigo e saiba como se preparar adequadamente.
O que foi a simulação da Reforma Tributária
A Receita Federal disponibilizou, em 18 de julho de 2025, a versão Beta da Calculadora de Tributos, para auxiliar na transição da Reforma Tributária sobre o Consumo.
A Calculadora de Tributos transforma a complexidade da nova legislação em lógica computacional padronizada, auditável e transparente. Diferentemente do modelo tradicional de autodeclaração, onde o contribuinte calcula isoladamente os tributos devidos, a nova simulação é um modelo cooperativo.
Ou seja, o contribuinte informa os dados da operação e a calculadora aplica as regras legais de forma padronizada e transparente. Além disso, é possível acessar pelo computador, celular ou tablet.
Destaques da simulação da Reforma Tributária
A simulação da Reforma Tributária traz algumas inovações que merecem o nosso destaque especial:
Transparência
Um dos principais diferenciais dessa ferramente é a transparência. Assim, os cálculos gerados apresentam justificativas, base legal aplicada e até memória de cálculo. Isso significa que você pode entender exatamente como cada valor foi calculado e qual legislação foi aplicada.
Conteúdo normativo
A Calculadora possui toda a lógica legal da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e IS (Imposto Seletivo) incorporada diretamente. Assim, a Receita Federal fica responsável por manter o conteúdo normativo sempre atualizado, assegurando aderência às alterações nas leis e normas.
Assistente de emissão
A ferramenta também oferece suporte técnico para a emissão de documentos fiscais, como a geração automática dos grupos de tributação prontos para inserção no documento fiscal e a validação da estrutura antes do envio para autorização.
Acesso gratuito
A ferramenta está disponível de forma gratuita para toda a sociedade: contribuintes, contadores, consultores, desenvolvedores de sistemas e entes federativos.
Como se preparar para a Reforma Tributária?
A simulação da Reforma Tributária auxilia na preparação para as mudanças que estão por vir. Por isso, o ideal é seguir um passo a passo para que a transição seja feita sem obstáculos e dúvidas.
- Teste a Simulação
Simule as operações reais do seu negócio para entender na prática como os novos tributos podem impactar suas operações e custos.
- Capacite sua equipe
Essa é uma ótima oportunidade para capacitar sua equipe contábil e fiscal. A interface intuitiva e a transparência dos cálculos facilitam o aprendizado sobre as novas regras.
- Planeje as mudanças operacionais
Outro processo preparatório, com base nas simulações realizadas, é a identificação do que precisa ser ajustado internamente. Assim, é possível ter um plano de implementação gradual.
- Monitore as Atualizações
As leis sofrem atualizações o tempo todo, você já deve ter percebido isso. O ideal é manter-se atualizado sobre as mudanças normativas.
Para tornar esse processo ainda mais simples e eficiente, a Qive desenvolveu uma ferramenta de IA para combinar a simulação oficial da Receita com análises personalizadas para sua empresa. Nossa solução oferece insights estratégicos sobre o impacto da Reforma Tributária no seu negócio e ajuda você na tomada de decisão baseada a dados.
A partir de agora, não há desculpas para não se preparar adequadamente. Aproveite esta oportunidade para entender as mudanças, capacitar sua equipe e posicionar sua empresa no novo cenário tributário.
Acesse nossa ferramenta de relatórios especializados e descubra como a Qive pode ajudar sua empresa a navegar com segurança, transparência e informação pela Reforma Tributária.
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas