Quase nenhuma experiência é única. Inclusive, pagar um boleto errado acontece com muita gente. Na pressa do dia a dia, esse erro (seja no valor, no destinatário ou até na data) pode dar uma dor de cabeça. Quando isso acontece, o primeiro pensamento é: “Paguei um boleto errado, o que fazer?”

Se você está passando por isso agora, não se preocupe. Esse artigo vai explicar como cancelar pagamento de boleto, em que situações isso é possível e quais os passos a seguir para tentar recuperar o valor pago ou evitar prejuízos. Confira!

É possível cancelar o pagamento de boleto?

Depende. O boleto ainda é uma forma de pagamento muito comum no Brasil. Só em 2024, foram quase 6 milhões de transações envolvendo esse meio de pagamento, de acordo com dados do Banco Central. Entre o tempo do pagamento e o processamento — geralmente em até 1 dia útil — o valor cai na conta do recebedor. Ou seja, na maioria dos casos, não é possível cancelar a transação após a compensação.

Mas, mesmo assim, o ideal é agir com rapidez. Se você percebeu o pagamento indevido logo após realizá-lo, entre em contato com o banco ou com quem emitiu o documento quanto antes. Muitas vezes, essas instituições conseguem cancelar antes de receberem, principalmente se o pagamento foi feito fora do horário comercial. Assim, o recebedor pode emitir um novo boleto para você. 

Em que situações posso cancelar o pagamento de um boleto?

Existem alguns casos em que é possível reverter a transação ou recuperar o valor:

  • Se a data do documento está vencido: se o sistema do seu banco aceitou, é possível negociar com o recebedor para a devolução do valor. 
  • Pagamento duplicado: quem recebeu pode devolver seu dinheiro ou garantir um crédito para o próximo mês.
  • Erro no destinatário: se a transação foi feita para um boleto fraudado, registre um boletim de ocorrência e entre em contato com a instituição emissora imediatamente.

Como cancelar o pagamento de boleto

Você passou por alguma das situações descritas no tópico anterior? Os passos a seguir podem ajudar a resolver seu problema:

  1. Verifique todos os dados do comprovante e não o descarte.
  2. Entre em contato com quem emitiu o documento ou o recebedor do valor o mais rápido possível.
  3. Registre um boletim de ocorrência para os casos de golpes. 
  4. Acompanhe a solicitação após o contato com o banco ou recebedor, para garantir que o problema será resolvido.

Para qualquer situação envolvendo o seu dinheiro, é preciso manter a calma e agir rápido. Explicamos que em alguns casos, ainda dá tempo de cancelar o boleto ou pelo menos recuperar o valor. Mesmo assim, tenha atenção antes de pagar e verifique a origem do documento. Essas são atitudes simples para evitar transtornos.

Quer mais dicas para cuidar da sua saúde financeira? Acesse o blog da Qive e fique por dentro desse e outros assuntos!

Temas:

Compartilhe nas redes sociais

Escrito por Qive

Uma empresa focada em se tornar o maior SaaS do Brasil, conectando todas as áreas que utilizam documentos fiscais de uma empresa em um só lugar. Trabalhamos com NFes, NFSes, CTes, MDFes, NFCes, CFe-SAT com integrações com SAP, TOTVS, Bling, Tiny e muitos outros ERPs para facilitar as rotinas das empresas brasileiras! Saiba mais sobre o autor