Ainda insiste em controlar seu estoque com planilhas do excel? Ou você enfrenta rupturas ou encalhes de estoque com frequência e ineficiência na gestão do seu armazém? Então, esse artigo pode ajudar o seu negócio: faça toda a sua gestão de estoque no Netsuite.

Essa é a solução completa da Oracle, que oferece ferramentas robustas para maximizar a eficiência e a lucratividade do seu estoque.

No artigo a seguir, você aprende a implementar as melhores práticas de gestão de estoque no NetSuite, desde a configuração inicial até a otimização avançada de seus processos. Entenda também como potencializar seus processos fiscais e contábeis com a integração entre Qive e Netsuite. 

O que é gestão de estoque?

A gestão de estoque ou controle de estoque é o processo de organizar, monitorar e mensurar o fluxo de mercadorias dentro do ciclo de pedidos. Isso incluirá o armazenamento, produção, venda e reposição.

Ou seja, são todas as atividades relacionadas à compra e venda de produtos. O principal foco de uma boa gestão é atender à demanda do mercado com eficiência e gerando lucro, levando em consideração a receita e custos das operações.

Quer saber sobre esse assunto com mais detalhes? Clique aqui e saiba tudo sobre gestão de estoque eficiente.

Para fazer uma boa gestão, é preciso saber que existem 3 tipos de estoque:

  • Matérias-primas, para a produção de outros produtos.
  • Produtos em processo, ou seja, ainda estão em fase de produção.
  • Produtos acabados e prontos para serem vendidos aos clientes.
  • Estoque de segurança: mercadorias adicionais para evitar falta de estoque.

Quando uma empresa busca por boas práticas, as tecnologias procuradas devem ser os sistemas de gestão de armazém (WMS) e planejamento de recursos empresariais (ERP). Um desses ERPs, por exemplo, é o Netsuite, da Oracle. 

Quer saber como é feita uma boa gestão de estoque por lá? Acompanhe o próximo tópico. 

Como fazer a gestão de estoque no Netsuite

O NetSuite disponibiliza as melhores ferramentas para rastrear seu estoque em vários locais, assim como determinar pontos necessitados de reabastecimento, gerenciar reposição e otimizar estoque de segurança. Tudo isso para manter os custos das operações baixo e atender às expectativas de entrega dos clientes. 

Fazer uma boa gestão de estoque no Netsuite não é tão simples e uma vez configurado, você obtém mais fluidez na administração do seu estoque. Primeiro, cadastre seus produtos no sistema, com as informações principais (nome, descrição, categoria, preço e outros). 

Para estabelecer as unidades certas para cada produto, vá até a aba “Company”. Depois, estabeleça os níveis de estoque mínimo e máximo para cada produto — assim, você evita encalhe ou falta de produtos. 

Não se esqueça de determinar também o método de custeio: FIFO (first in, first out) ou LIFO (last in, first out). 

Quanto aos fornecedores, você consegue criar ordens de compra especificando a matéria-prima que precisa. Uma vez recebidos, é possível registrar a entrada dos produtos por meio da atualização de estoque, fazendo ajustes manuais, caso seja necessário. 

Seu armazém também tem muitas vantagens com o Netsuite. O sistema gerencia até a localização dos produtos para otimizar o espaço físico. Se a sua impressora ainda não está conectada ao Netsuite, saiba que você está deixando de utilizar uma boa funcionalidade: a geração de etiquetas para envio dos produtos aos clientes. 

Não se esqueça que o Netsuite é personalizável às suas necessidades e preferências, ok? 

Na prática, o Netsuite conecta a transação recebida ao estoque disponível. Quando um cliente realiza uma compra, o ERP já integrado é acionado para que o ciclo da transação ocorra de forma eficiente e correta. Assim, os responsáveis por usarem a ferramenta saberão se o produto já está vendido, empacotado ou enviado. 

A sua empresa possui mais um armazém para estoque? O ERP auxilia o sincronismo entre eles. Para isso, vá até a aba “Setup” e depois em “Items & Inventory” em “Enable Features”. Uma vez ativado, você pode conectar itens e transações para os locais específicos. 

Como potencializar o uso do Netsuite

A Qive potencializa o uso do NetSuite, por meio da conexão Oracle. Uma vez integrados, toda a documentação fiscal da sua empresa pode ser lançada automaticamente e parametrizada no NetSuite. E o melhor: a conferência das informações também é automática, mas se necessário, você pode ajustar alguma informação de forma manual. 

Quando os sistemas trabalham juntos, eles permitem o gerenciamento de todos os DFes em tempo real. Ou seja, não é preciso mais capturar os lançamentos manualmente.

Ou seja, contando com a Conexão Oracle, suas operações são simplificadas, já que passaram de manuais para automatizadas, dando eficiência na sua gestão de estoque. Diferente de outras soluções no mercado, garantimos o melhor motor de captura de documentos fiscais, garantindo cobertura total e agilidade no processo fiscal e financeiro.

Potencializar seu negócio com a integração Netsuite e Qive significa eliminar erros, reduzir custos e criar agilidade para as operações financeiras e contábeis. Ou seja, proporciona maior controle e transparência em suas atividades.

Potencialize seu negócio ainda mais com a integração da Qive com outros ERPs oferecidos pela Oracle. Quer saber como? Clique para falar com os nossos especialistas e leve a sua gestão a um novo patamar!

Temas:

Compartilhe nas redes sociais

Escrito por Qive

Uma empresa focada em se tornar o maior SaaS do Brasil, conectando todas as áreas que utilizam documentos fiscais de uma empresa em um só lugar. Trabalhamos com NFes, NFSes, CTes, MDFes, NFCes, CFe-SAT com integrações com SAP, TOTVS, Bling, Tiny e muitos outros ERPs para facilitar as rotinas das empresas brasileiras! Saiba mais sobre o autor