Se você tem uma empresa que usa o Omie como sistema ERP ou trabalha no setor de contabilidade de uma, precisa aprender como emitir nota fiscal no Omie. A geração correta desses documentos, além de evitar problemas com a Receita Federal, clientes e fornecedores, ainda auxilia na gestão e organização fiscal do seu negócio.
Quer saber como emitir nota fiscal no Omie? Neste conteúdo, você confere um passo a passo completo, além de entender mais sobre a importância da gestão de documentos fiscais no seu negócio.
Como emitir nota fiscal no Omie passo a passo
O Omie é um ERP, ou sistema de gestão empresarial, que conta com soluções em nuvem para empresas de diversos segmentos e tamanhos. Esse ERP conta com diversas funcionalidades que facilitam o dia a dia de um negócio, como controle financeiro, gestão inteligente de compras e estoque, CRM e gestão de documentos fiscais.
É possível emitir três tipos de documentos fiscais com o Omie:
- Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), utilizada na compra e venda de produtos
- Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) para serviços
- Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), usada em vendas para o consumidor final.
Antes de emitir nota fiscal no Omie, é necessário configurar o módulo de emissão de documentos fiscais do programa.
Para fazer isso, acesse as configurações do sistema e, na guia “Principais”, clique em “Dados da minha empresa” e preencha as informações sobre o seu negócio, como telefone, e-mail e inscrição estadual.
Em seguida, ative a funcionalidade de emissão de NFe. Ainda em “Dados da minha empresa”, acesse “Gerar Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do meu estado” e clique em “Clique aqui para alterar as informações acima (obrigatórias para a geração da NF-e)”.
Uma nova janela será aberta, onde você deverá configurar aspectos relacionados à emissão de documentos fiscais, como ambiente da NFe (homologação ou produção), configurações de exibição da NFe e informações a serem exibidas ou preenchidas automaticamente no documento.
Feito isso, você já pode começar a emitir nota fiscal no Omie! Confira o passo a passo abaixo:
- Para emitir uma NFe no Omie, é necessário faturar um pedido de venda. Faça isso acessando “Etapas dos Pedidos” pelo menu suspenso do módulo de “Vendas e NF-e”.
- Arraste o card que representa o pedido de venda para a coluna “4. Faturado” para que a solicitação de emissão da nota fiscal seja enviada para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu Estado
- Após faturar o pedido, você pode acompanhar a resposta da SEFAZ na seção “Etapas dos Pedidos” pelo menu suspenso do módulo de “Vendas e NF-e”.
- O Omie exibe o status das emissões com cores, destacada em cada card (de pedido de venda). Verde (solicitação concluída), amarelo (solicitação em análise) e vermelho (solicitação rejeitada pela SEFAZ).
- Depois que a solicitação é aprovada pela SEFAZ, a nota fiscal é gerada. Você pode visualizar a NFe no menu “Painel de NF-e” dentro do módulo “Vendas e NFe”.
- Para exibir o DANFE da nota fiscal, selecione o documento escolhido e clique em “Exibir DANFE”.
A importância de uma boa gestão de NFes
Agora você já sabe como emitir nota fiscal no Omie e ficar em dia com uma das obrigações fiscais necessárias para qualquer empresa. Mas não pare por aí. Uma boa gestão de NFes é fundamental para a saúde financeira e conformidade legal do seu negócio.
Saber como emitir, armazenar, acessar e analisar as notas fiscais oferece uma série de benefícios, como:
- Conformidade fiscal: Manter um registro preciso e organizado de todas as NFes emitidas e recebidas ajuda a garantir que o seu negócio esteja em dia com as regulamentações fiscais locais. Isso reduz o risco de multas e penalidades por erros ou omissões.
- Controle financeiro: As NFes fornecem informações valiosas sobre todas as operações de compra e venda de uma empresa. A boa gestão desses documentos, portanto, é essencial para ter uma visão clara das entradas e saídas financeiras, facilitando o controle e a análise de gastos e receitas do negócio.
- Tomada de decisão embasada: Com dados precisos e atualizados sobre as NFes, gestores e empreendedores podem tomar decisões mais informadas e estratégicas. Isso inclui identificar oportunidades de redução de custos, negociações mais vantajosas com fornecedores e análise de desempenho financeiro.
Potencialize sua gestão de NFes
Para potencializar ainda mais a gestão de NFes e aproveitar ao máximo os benefícios que esses documentos podem oferecer, é fundamental investir em uma solução de gestão contábil e fiscal completa, como a Qive.
O Qive simplifica e automatiza todo o processo de gestão de NFes, desde a emissão até o armazenamento seguro e a recuperação rápida de documentos quando necessário.
Com a Qive, o seu negócio pode:
- Automatizar a entrada de NFes: O Qive tem integração automática com a SEFAZ, permitindo que as empresas recebam e armazenem automaticamente todos os documentos fiscais eletrônicos emitidos em seu CNPJ.
- Organizar e categorizar documentos: Facilite a busca e o acesso rápido às NFes com recursos avançados de organização e categorização.
- Ganhar agilidade e eficiência: Uma gestão automatizada de NFes reduz a necessidade de processos manuais e burocráticos, o que resulta em maior agilidade e eficiência operacional. Isso libera tempo e recursos que podem ser direcionados para outras áreas do negócio.
- Integrar a gestão fiscal com outros sistemas: O Qive possui integração com diversos outros sistemas contábeis e ERPs, como o Omie. Dessa maneira, o seu negócio consegue fazer a gestão integrada e eficiente de todos os processos do negócio.
Que tal potencializar a gestão fiscal do seu negócio com a Qive? Comece seu teste gratuito e aproveite!
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas