Toda empresa já passou por essa situação: um produto é vendido e, após a entrega, o consumidor decide trocá-la ou devolvê-la. Nesses casos, é necessário emitir uma nota fiscal de devolução.

Esse documento não apenas formaliza que o produto vendido foi devolvido pelo consumidor, mas registra todos os detalhes da transação, trazendo mais segurança para todas as partes envolvidas.

Neste artigo, vamos explicar para você como fazer nota de devolução no Tiny, um ERP voltado para pequenas e médias empresas. Se você tem dúvidas sobre o processo, continue lendo e confira!

O que é uma nota de devolução

Antes de mais nada, é preciso entender o que é uma nota de devolução e em quais casos ela é necessária.

Uma nota de devolução é um documento utilizado para anular uma compra nos casos em que ela não é concluída ou quando uma nota fiscal ultrapassou o prazo legal para ser cancelada, que é de 24 horas após a autorização da Sefaz (Secretaria da Fazenda).

Mas quando esse documento é necessário?

Uma nota de devolução costuma ser emitida quando a mercadoria não é entregue ou o consumidor recusa o recebimento.

E como esse documento indica a anulação total ou parcial de uma venda, permite que a mercadoria retorne ao estoque do vendedor e que os impostos sejam calculados corretamente.

Assim, entender como fazer nota de devolução no Tiny é muito importante para garantir uma gestão adequada das transações comerciais de uma empresa.

Como fazer nota de devolução no Tiny passo a passo

A grande vantagem de usar um sistema ERP, como o Tiny, é a possibilidade de realizar todo o processo dentro do próprio programa, garantindo agilidade e evitando erros.

Para fazer nota de devolução no Tiny, basta acessar a nota fiscal em questão e clicar no menu “devolver”.

Com o Tiny, é possível emitir notas de devolução de entrada e de saída. Confira o processo para cada um dos tipos:

Devolução de entrada (venda)

Esse tipo de nota é utilizado quando o consumidor devolve total ou parcialmente o produto adquirido. Esse tipo de documento deve ser emitido dentro do módulo Suprimentos, já que a mercadoria irá retornar ao estoque da empresa.

Para emitir essa nota:

  • Acesse menu > vendas > notas fiscais. Encontre a nota fiscal de venda desejada e clique no menu de contexto (…) > devolver produtos.
  • Na solicitação de devolução, informe se a devolução será total ou parcial.
  • Clique em salvar.
  • O pedido de devolução ficará disponível em menu > vendas > devoluções de vendas.
  • Para gerar a nota fiscal de entrada para essa solicitação, acesse o pedido desejado e clique no menu de contexto (…) > gerar nota de devolução.
  • Busque a natureza da operação de devolução cadastrada no módulo Suprimentos e clique em confirmar.
  • A nota será automaticamente criada e estará disponível no módulo Suprimentos para transmissão à Sefaz.

Devolução de saída (compra)

Acontece quando a sua empresa precisa devolver uma mercadoria para o fornecedor. Em casos como esse, os produtos da nota vão sair do estoque da empresa.

É possível fazer nota de devolução de saída no Tiny a partir de uma nota de entrada ou manualmente.

Gerar nota de devolução a partir de uma nota de entrada

  • Acesse menu > suprimentos > notas de entrada. Encontre a nota desejada e clique no menu de contexto (…) > devolver. 
  • Informe a natureza de operação da nota fiscal de devolução e clique em continuar.
  • Na nota fiscal gerada, os campos finalidade e chave de acesso da NF-e referenciada vão ser preenchidos automaticamente.
  • Informe os demais dados da nota, clique em salvar e autorize no Sefaz.

Incluir nota de devolução manualmente

  • Acesse menu > vendas > notas fiscais e clique em incluir nota fiscal.
  • Informe a natureza de operação correspondente à devolução (saída) e no campo finalidade selecione devolução/retorno.
  • No campo chave de acesso da NF-e referenciada, informe a chave da nota que está devolvendo.
  • Informe os demais dados da nota, clique em salvar e autorize na Sefaz.

Importância de uma boa gestão de NFes

Neste conteúdo, você entendeu o que é uma nota de devolução, para que ela serve e como fazer nota de devolução no Tiny. Esse tipo de documento é muito importante para garantir uma gestão adequada dos processos comerciais da empresa,

Mas você sabia que, além disso, é essencial garantir uma boa gestão das NFes, mantendo o seu negócio em dia com as obrigações fiscais e a legislação?

Quando a sua empresa passa a lidar com muitos documentos fiscais, é importante contar com uma solução que ajude a otimizar processos e rotinas fiscais com segurança e praticidade.

E é aí que a Qive entra. Com soluções pensadas para negócios de todos os segmentos e portes, a Qive simplifica todo o processo de controle e organização de NFes, centralizando os documentos em um único local seguro e de fácil acesso e oferecendo uma visão abrangente e completa fiscal da sua empresa.

Além disso, a Qive oferece recursos como o armazenamento automático de notas fiscais, identificação de possíveis erros ou divergências e integração com diversos sistemas de ERP, como o Tiny. Isso não apenas garante o cumprimento das obrigações fiscais, mas também oferece insights valiosos para a gestão financeira e estratégica da empresa.

Experimente grátis!

Temas:

Compartilhe nas redes sociais

Escrito por Qive

Uma empresa focada em se tornar o maior SaaS do Brasil, conectando todas as áreas que utilizam documentos fiscais de uma empresa em um só lugar. Trabalhamos com NFes, NFSes, CTes, MDFes, NFCes, CFe-SAT com integrações com SAP, TOTVS, Bling, Tiny e muitos outros ERPs para facilitar as rotinas das empresas brasileiras! Saiba mais sobre o autor