Sabemos que no mundo empresarial as evolução e necessidades de melhorias são constantes, por isso o planejamento empresarial se torna uma ferramenta vital para PMEs que desejam sucesso em 2024.
O planejamento é um instrumento de gestão, importantíssimo para traçar o rumo do negócio, já que ele envolve previsão de cenários, projeções de metas, e é capaz de traçar estratégias eficazes para que a empresa alcance de fato seus objetivos organizacionais.
Para te ajudar separamos, então, os diferentes tipos de planejamento empresarial – Operacional, Financeiro, Estratégico e Tático – cada um com sua importância e especificidades para o sucesso de uma empresa.
Afinal, a relevância do planejamento vai além de evitar perdas de tempo e investimento; é uma questão de gestão eficiente, garantindo o alcance das metas e um fluxo operacional saudável.
Acompanhe o artigo e veja quais são as estratégias para um planejamento eficaz, desde o diagnóstico e análise SWOT até o estudo de mercado e a definição de objetivos explícitos e descomplicados. Acompanhando, claro, a implementação e monitorando indicadores de desempenho e resultados.
O que é planejamento empresarial?
Planejamento empresarial é o instrumento de gestão indispensável para empresas que buscam não apenas sobreviver, mas prosperar, sabendo que estão imersas em um mercado em constante transformação.
Como ferramenta, o planejamento empresarial envolve 3 pontos básicos:
- prever cenários;
- definir metas e objetivos organizacionais;
- traçar estratégias e métodos para alcançar os pontos planejados
Isso porque esses 3 pontos se tornam cruciais para determinar a jornada de crescimento de qualquer empreendimento.
Lembrando, ainda, que o ponto chave de um bom planejamento está na habilidade de projetar o futuro desejado, definir o necessário para alcançá-lo e identificar mudanças essenciais para essa jornada.
Por isso o planejamento empresarial abrange a simulação de futuros possíveis, permitindo uma análise abrangente das variáveis do mercado. Entendo que esse tipo de análise é essencial para identificar os melhores caminhos e recursos a serem empregados para alcançar o sucesso.
Tipos de planejamento empresarial
Quando estamos falando em planejamento empresarial, sabemos que há diversos tipos que são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Porém há 4 mais relevantes na categorização do planejamento de negócios capazes de auxiliar na estruturação e organização dos complexos processos envolvidos na gestão e estratégia corporativa, sobretudo da área comercial. São eles:
- Planejamento Operacional: Focado nos processos cotidianos e tarefas operacionais da empresa.
- Planejamento Tático: Serve de ponte entre o operacional e o estratégico, focando em departamentos e unidades de negócios específicos.
- Planejamento Estratégico: Visa a longo prazo, determinando os objetivos principais e a direção da organização.
- Planejamento Financeiro: Concentra-se na saúde financeira da empresa, planejando investimentos, custos e lucros.
Se fossemos pensar nesses 4 conceitos em forma de imagem, teríamos uma pirâmide de ações (operacionais, táticas e estratégicas), todas sustentadas pelo cenário financeiro.
Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico é o processo pelo qual a alta administração define a direção que a empresa deverá seguir. Envolve a análise minuciosa do ambiente interno e externo da empresa, ajudando a definir onde a organização quer estar no futuro e como ela vai chegar lá.
Este planejamento não só estabelece a direção desejada mas também cria um framework para tomar decisões coerentes com essa direção, assegurando que todos os esforços da empresa sejam alinhados com a visão estabelecida.
Por isso é essencial para o sucesso das empresas. Ele vai além do cotidiano operacional, projetando metas e objetivos gerais que capturam oportunidades e mitigam ameaças no ambiente de negócios. É o mapa que guia a empresa para o crescimento sustentável e a inovação contínua.
O que é preciso para realizar um bom planejamento estratégico?
O desenvolvimento de um Planejamento Estratégico eficaz requer um entendimento profundo do mercado, competidores e da própria empresa, incluindo suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (análise SWOT).
Ele é construído em torno de objetivos claros e realizáveis, estratégias para alcançá-los, e métricas para avaliar o progresso.
Além disso, ele deve ser flexível o suficiente para se adaptar às mudanças no ambiente de negócios, mantendo a organização no caminho certo em direção aos seus objetivos de longo prazo.”
Planejamento Operacional
O Planejamento Operacional, também conhecido como plano de trabalho, é um desdobramento do planejamento estratégico, focado no fluxo de trabalho diário. Por isso, o planejamento operacional é responsável por converter metas e objetivos estratégicos em tarefas práticas e executáveis, garantindo que a empresa opere de maneira eficiente e eficaz.
Este tipo de planejamento abrange um enfoque de curto prazo, sendo essencial para o controle das atividades rotineiras da empresa. Ele ajuda na tomada de decisões, orientando gestores nas melhores estratégias para que a equipe execute as tarefas necessárias conforme o planejamento.
O que é preciso para realizar um bom planejamento operacional?
O planejamento operacional inclui a definição de procedimentos, métodos e recursos necessários para manter as operações do negócio em dia, a partir de um fluxo de trabalho eficaz e encadeado.
Portanto, para realizá-lo a empresa precisará trabalhar diretamente com os processos internos do negócio e com os recursos disponíveis, sejam eles financeiros ou humanos.
Planejamento Tático
O planejamento Tático é essencial para a operacionalização da visão estratégica. Isso porque ele assegura que a empresa não apenas planeje o futuro, mas também execute as ações necessárias para torná-lo realidade.
Portanto, o Planejamento Tático é uma etapa intermédia crucial que serve como a ponte entre o estratégico e o operacional.
Esse tipo de planejamento se concentra em unidades específicas ou departamentos dentro da empresa, detalhando como as metas estratégicas serão alcançadas em níveis mais próximos da execução diária.
O Planejamento Tático é caracterizado, então, pela sua responsabilidade dos gestores de nível intermediário. Coordenadores e gestores de área utilizam este planejamento para desenvolver planos de ação de médio prazo que são essenciais para a realização das estratégias globais.
O que é preciso para realizar um bom planejamento tático?
Para um bom Planejamento Tático é preciso que os gestores tenham uma compreensão detalhada dos objetivos estratégicos, e assim possam criar planos viáveis e mensuráveis.
Isso inclui a alocação de recursos, cronogramas e definição de responsabilidades, garantindo que cada departamento contribua de maneira eficaz para os objetivos mais amplos da empresa.
Lembrando ainda que esse tipo de planejamento também deve ser adaptável, permitindo que os gestores respondam às mudanças no ambiente de negócios e ajustem seus planos conforme necessário para manter o alinhamento com a estratégia geral da organização.
Planejamento Financeiro
O Planejamento Financeiro atua como o alicerce sobre o qual todas as outras formas de planejamento se apoiam. Por isso, essa forma de planejamento é essencial para assegurar a saúde financeira da empresa. Prevendo e gerindo os recursos necessários para que a empresa atinja seus objetivos estratégicos e operacionais.
Por isso, esse tipo de planejamento envolve a elaboração de orçamentos, projeções de fluxo de caixa, análise de investimentos e estratégias de financiamento. Através dele, a empresa consegue antecipar necessidades de capital, gerenciar despesas e receitas, além de assegurar que haja fundos disponíveis para oportunidades futuras.
Sem esquecer que é ainda no Planejamento Financeiro que a empresa consegue se preparar para cenários econômicos variáveis, mitigando riscos financeiros e explorando potenciais de crescimento.
O que é preciso para realizar um bom planejamento financeiro?
Um bom Planejamento Financeiro não se limita à contabilidade, embora ela ajude e muito. Contudo o planejamento deve ser integrado ao processo de decisão estratégica da empresa, orientando as ações de acordo com a capacidade financeira e as metas de longo prazo.
Afinal o planejamento financeiro precisa ser dinâmico, adaptando-se às mudanças do mercado e às condições internas da própria empresa, garantindo uma tomada de decisão informada e proativa em todas as esferas do negócio.
O Planejamento Financeiro é mais do que um exercício numérico. Ele é uma prática estratégica que possibilita às empresas, sobretudo médias e pequenas, prosperarem em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo e incerto.
Desse modo, e compreendendo os outros tipos de planejamentos, podemos entendê-los hierarquicamente com a seguinte imagem:
Qual a importância do planejamento empresarial
Como já pudemos observar, a real e alta importância do planejamento empresarial está na capacidade que ele tem de fornecer um roteiro estruturado capaz de direcionar a empresa, desde a concepção de sua visão até a realização de seus objetivos.
Evitar perda de tempo e investimento
O planejamento empresarial permite que uma empresa antecipe problemas, identifique necessidades de recursos e planeje ações futuras com precisão. Isto evita a realização de esforços desnecessários e o desperdício de recursos financeiros, direcionando-os de forma mais eficaz.
Exemplo de ganhos de tempo e investimento:
Se uma empresa de tecnologia for lançar um produto novo, cujo desenvolvimento implica em alto investimento, o planejamento empresarial (incluindo todos os outros tipos de planejamento) são essenciais para garantir a viabilidade e lucratividade. Isso porque com o planejamento, a empresa conseguirá identificar o mercado-alvo, entendendo se está saturado ou não, em relação aos produtos similares. Garantindo que valha a pena o investimento no desenvolvimento de produto.
Gestão eficiente
Por meio do planejamento, a gestão torna-se mais eficiente, pois fornece uma estrutura clara para a operação da empresa. Com processos bem definidos e uma visão clara das metas, os gestores podem focar na otimização dos processos e na melhoria contínua.
Exemplo de eficiência:
Se um restaurante utiliza planejamento empresarial para otimizar seu estoque e reduzir o desperdício, ele conseguirá prever a demanda com base em dados históricos. Comprando apenas a quantidade necessária de ingredientes, melhorando a gestão dos custos e aumentando a margem de lucro.
Garantir atingimento das metas/objetivos
O planejamento empresarial estabelece objetivos claros e traça o caminho para alcançá-los. Ele permite monitorar o progresso e fazer ajustes conforme necessário, aumentando significativamente a probabilidade de alcançar os objetivos propostos.
Exemplo de como atingir metas:
Imagine uma loja de roupas que define como meta aumentar as vendas em 20% no próximo trimestre. Através do planejamento, ela conseguirá identificar estratégias como campanhas de marketing digital, parcerias com influenciadores e uma linha exclusiva de produtos. As ações poderão ser implementadas de acordo com o planejamento, e o acompanhamento contínuo permitirá ajustes rápidos, levando ao atingimento da meta estabelecida.
Fluxo operacional saudável
Uma operação bem planejada é essencial para manter um fluxo de trabalho suave e sem interrupções. O planejamento empresarial ajuda a garantir que todos os aspectos da operação estejam alinhados e funcionando harmoniosamente, resultando em eficiência e produtividade.
Exemplo de um bom fluxo operacional:
Um bom fluxo operacional acontece quando, por exemplo, uma empresa de logística mapeia todas as rotas de entrega e utiliza softwares de planejamento para criar os itinerários mais eficientes. Isso permitirá que os motoristas evitem o trânsito em horários de pico e entreguem mais pacotes em menos tempo, mantendo um fluxo operacional consistente e confiável.
Como fazer um bom planejamento empresarial
Para fazer um bom planejamento empresarial, é essencial abordar vários pontos cruciais que garantirão a eficácia do plano e a capacidade de atingir os objetivos da empresa.
Para te ajudar de forma prática, separamos aqui 6 pontos essenciais a serem considerados:
Diagnóstico
Comece com um diagnóstico completo da situação atual da empresa. Avalie os recursos existentes, os processos, a posição no mercado, os desafios internos e as competências da equipe. Isso fornecerá uma base sólida para entender o ponto de partida para o planejamento.
Exemplo prático: imagine uma empresa de varejo de roupas que revisa suas vendas dos últimos cinco anos, e então avalia a eficácia das suas campanhas de marketing, a satisfação do cliente e o desempenho do inventário. Essa empresa conseguirá, através do diagnóstico, identificar que um segmento específico de produtos tem vendas baixas devido à falta de variedade no estoque e assim agir com soluções para melhorar as vendas.
Análise FOFA
Realize uma análise FOFA, ou a análise conhecida internacionalmente conhecida como SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats). Identifique os pontos fortes e fracos internos da empresa, bem como as oportunidades e ameaças externas.
Essa análise ajudará a criar estratégias que maximizem os recursos e as competências da empresa, ao mesmo tempo que minimizam os riscos e exploram as oportunidades do mercado.
Exemplo prático: O mesmo varejista do exemplo anterior, identifica em seu diagnóstico, como pontos fortes a lealdade do cliente e a localização central das lojas. E descobre também que os pontos fracos incluem uma presença online limitada.
As oportunidades detectadas são, então, um mercado crescente para a moda sustentável, enquanto as ameaças incluem a crescente concorrência de e-commerce. Com base nessa análise, a empresa poderá expandir sua linha de produtos sustentáveis e investir em uma estratégia digital mais robusta.
Estudo de mercado
Conduza um estudo de mercado para compreender as tendências, as necessidades dos consumidores, a concorrência e os fatores econômicos que podem afetar a empresa. Isso ajudará a ajustar o planejamento empresarial para alinhar-se com as condições e as dinâmicas do mercado.
Exemplo prático: Ainda no mesmo exemplo, temos que a empresa de roupas, antes de lançar uma nova linha de produtos, realiza pesquisas de mercado para entender as preferências dos consumidores, a concorrência e os preços praticados. Essa empresa pode descobrir uma nova área para capitalizar, como a demanda por roupas esportivas de alto desempenho a preços acessíveis.
Definir os objetivos
Com base no diagnóstico, na análise FOFA e no estudo de mercado, define também seus objetivos claros e alcançáveis. Esses objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (SMART). Eles servirão como o destino final do planejamento empresarial.
Exemplo prático: Com base nos insights coletados, essa nossa empresa exemplo, definirá como objetivo aumentar a receita em 20% no próximo ano, melhorar a satisfação do cliente em 30% e ganhar uma participação de mercado significativa no segmento de roupas esportivas.
Acompanhar implementação
Após a definição dos objetivos, desenvolva um plano de ação para a implementação das estratégias. Este plano deve incluir cronogramas, alocação de recursos e responsabilidades.
E lembre-se de acompanhar a implementação de perto para garantir que as atividades estejam progredindo conforme planejado e faça ajustes conforme necessário.
Exemplo prático: Imagine então que nossa empresa do exemplo cria um cronograma detalhado para o lançamento da nova linha de roupas esportivas, designa uma equipe de projeto, define o orçamento e as estratégias de marketing. Eles precisarão, então, acompanhar o progresso semanalmente, garantindo que o projeto esteja no prazo e dentro do orçamento.
Monitorar indicadores de desempenho e resultados
Estabeleça indicadores de desempenho (KPIs) que permitirão medir o sucesso das estratégias implementadas. Monitore esses indicadores regularmente e compare-os com os resultados esperados.
E lembre-se também de usar os dados coletados para avaliar a eficácia do planejamento empresarial e para fazer ajustes contínuos e melhorias no processo.
Exemplo prático: Imaginemos, por fim, que os indicadores chave como vendas semanais, tráfego no site, conversões de marketing digital e feedback dos clientes são monitorados na nossa empresa-exemplo. Então, após três meses, os dados conseguirão revelar se as vendas online aumentaram significativamente e se as vendas na loja física permaneceram estáveis. Com isso a empresa conseguirá ajustar sua estratégia de marketing para impulsionar o tráfego na loja ou no e-commerce.
Conclusão
Tudo isso nos mostra, portanto, que o planejamento empresarial é a espinha dorsal de uma organização bem-sucedida, garantindo que o tempo e os investimentos sejam utilizados da melhor maneira, a gestão seja eficaz, as metas e objetivos sejam atendidos e o fluxo operacional seja mantido saudável e robusto.
Cabe, por fim, retomar e resumir os principais tipos de planejamento e seus principais focos, escopos e responsáveis pela decisão.
Veja abaixo
PLANEJAMENTO OPERACIONAL:
- Foco: Atividades diárias
- Escopo: Envolvem a alocação de recursos e a organização de atividades para atingir metas imediatas.
- Decisores: responsáveis pela operação, focado em questões práticas e rotineiras.
PLANEJAMENTO TÁTICO:
- Foco: Departamentos específicos da organização
- Escopo: Define como as metas estratégicas serão alcançadas em níveis mais detalhados.
- Decisores: É responsabilidade dos gerentes de nível intermediário (Coordenadores e Gestores de área).
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
- Foco: Entender e ver a empresa como um todo.
- Escopo: Define metas e objetivos gerais, identifica oportunidades e ameaças externas e aloca recursos baseados nos resultados desejados a longo prazo.
- Decisores: a realização cabe a alta administração, como diretores e executivos.
Fica, então, aqui nossa contribuição e sugestão enfática para que sua empresa, sobretudo se for de médio ou pequeno porte, faça um planejamento empresarial, cuidando de cada um dos pontos abordados. Assim você conseguirá ter um crescimento sustentável e garantir a adaptabilidade no ambiente empresarial dinâmico, como possivelmente continuará sendo em 2024.
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