Qual empresário não deseja manter a fidelidade de seus clientes, não é mesmo? Já falamos sobre como criar um programa de fidelidade, mas o assunto não tem fim, pois há sempre novas estratégias para garantir e conquistar mais clientes. Uma forma é com o uso de Cashback, que em tradução livre para o português significa “dinheiro de volta”.
Cashback é uma recompensa dada a um consumidor por fazer uma compra e gastar dinheiro em um negócio específico. A recompensa geralmente é uma porcentagem do valor gasto na compra. O valor do reembolso oferecido pelas empresas varia e, em alguns casos, você pode obter ofertas diferentes em momentos diversos.
Neste artigo vamos explicar por que as ofertas de reembolso são boas para os negócios e como você pode entrar em ação.
Afinal, como funciona o Cashback?
O sistema de cashback é muito popular no Reino Unido e nos Estados Unidos, onde programas do tipo são aplicados principalmente em empresas de cartão de crédito. A novidade desembarcou no Brasil de forma mais estruturada em 2011 com a plataforma Meliúz, na qual as lojas pagam um percentual para anunciar seus produtos e serviços no aplicativo da startup e essa, por sua vez, devolve parte do dinheiro ao cliente que realizou uma compra.
Uma empresa pode oferecer cashback de várias maneiras, incluindo compras em sites de cashback. No entanto, o método mais comum é por meio do uso de cartão de crédito. A quantidade de cashback varia e, normalmente, é calculada sobre uma porcentagem. São valores que variam: 0,5%, 5%, 10%, 25%, 50% etc.
Além disso, normalmente o cashback é gerenciado por meio de um site criado para isso. Nele há informações como os produtos promovidos, o prazo de recebimento do dinheiro, tipos de promoções, termos e condições, entre outros. Os sites de cashback funcionam de maneiras diferentes: devolução por meio de transferência bancária, transformando o cashback em crédito ou saldo em carteiras digitais para ser usado em compras futuras em lojas parceiras.
Benefícios das ofertas de cashback para empresas
Vamos dar uma olhada em alguns dos principais benefícios para as empresas de oferecer cashback como um incentivo.
1. Incentiva compras regulares e fidelidade
A noção de que os seres humanos vão querer oferecer algo em troca quando receberem algo é uma base para o marketing. E o cashback é apenas mais uma forma de recompensar os clientes por serem leais e por voltarem sempre. Saber que eles serão recompensados por fazerem um gasto é definitivamente um incentivo para consumir o seu produto ou serviço (e geralmente gastar mais).
2. Maior visibilidade do seu negócio
O cashback é também uma estratégia de marketing e pode ser uma ótima forma de divulgar àqueles que ainda não conhecem o seu negócio. Além disso, normalmente as plataformas de cashback divulgam as lojas parceiras. Por emails ou notificações push, por exemplo, os usuários de determinada plataforma passam a saber que você também oferece esse benefício.
3. Você não precisa descontar seus produtos
Uma ideia tradicional para as empresas sempre foi fazer descontos nos produtos, a fim de trazer novos clientes para as empresas e fazer com que eles voltem sempre. Mas com ofertas de cashback, você não precisa fazer nenhum desconto. O reembolso é o incentivo. Em vez de oferecer 20% de desconto em seu estoque, ofereça 10% de reembolso. As pessoas geralmente serão mais influenciadas pelo reembolso porque estão ‘recebendo’ alguma coisa, em vez de apenas se desfazerem com um pouco menos.
Além disso, ao oferecer o reembolso em vez do desconto, você obtém o valor total no banco imediatamente após a compra. Em seguida, em uma base mensal (ou semanal ou trimestral em alguns casos), você envia o reembolso dos clientes. Isso pode melhorar muito o seu fluxo de caixa, permitindo que você pague o reembolso quando todas as receitas forem geradas, em vez de apenas obter menos receita em primeiro lugar.
Como oferecer o sistema
Para oferecer um serviço de cashback bem-sucedido no seu negócio, você precisa contratar um provedor confiável. Para facilitar o recebimento de cashback, há sites e aplicativos que auxiliam no descobrimento de promoções e ativam o processo para os clientes. A seguir, saiba quais são os mais utilizados aplicativos para receber dinheiro de volta.
1. Méliuz
Empresa referência em cashback no Brasil, com mais de 1.600 empresas parceiras, que vão de lojas virtuais a estabelecimentos físicos. O Méliuz conta com um cartão para cashback e o resgate do dinheiro é realizado via transferência bancária. Para recuperar o percentual de investimento, é necessário atingir um valor mínimo de R$ 20,00.
2. Beblue
O Beblue é outra solução que funciona por aplicativo, disponível para Android e iOS. O BeBlue dá ao usuário uma carteira digital. É nessa carteira que o saldo gerado pelo cashback é armazenado, como também os depósitos feitos via transferência de amigos ou depósitos via boleto, usados como crédito pré-pago. A principal diferença é que essa opção só funciona em lojas físicas. E, assim como o Méliuz, o recolhimento também tem o valor mínimo de R$ 20,00.
3. PicPay
O PicPay é uma carteira digital que permite fazer e receber pagamentos pelo celular. O app permite o pagamento e parcelamento de boletos, transferências bancárias, compras em estabelecimentos, jogos online, crédito para celular e transporte, entre outros processos. O usuário recebe o cashback mediante a ações realizadas por meio do app. O valor é adicionado ao saldo da carteira e pode ser reutilizado em outro momento.
4. Ame Digital
Ame é uma fintech pioneira ao criar uma plataforma de negócios mobile que permite ao usuário comprar em lojas físicas e virtuais, recarregar o celular, comprar créditos de jogos, abastecer o carro e vender com QR Code, tudo via celular. E ao pagar com Ame nas lojas parceiras, você recebe uma parte do valor da compra de volta. Assim como o Picpay, parte do valor gasto retorna para a conta do usuário assim que o pagamento é feito. Uma vez na conta, o valor não expira nunca, entretanto vale ficar atento, pois o cashback é válido apenas para produtos elegíveis.
5. Mooba
O Mooba é o sistema de cashback desenvolvido junto ao grupo Reclame Aqui. A partir de um plugin para Google Chrome e Mozilla Firefox, o Mooba alerta o usuário quando identifica uma oportunidade de receber o dinheiro de volta. Assim que o usuário fizer a compra em uma das lojas parceiras do sistema, o cashback estará disponível no extrato da Mooba. O resgate do reembolso do dinheiro pode ser feito no 15º dia do mês seguinte.
Conclusão
Cashbacks são uma maneira surpreendente para clientes fazerem dinheiro e uma grande oportunidade para as empresas aumentarem as vendas e crescer.
Além disso, como esses sistemas exigem que os consumidores forneçam dados para processar o reembolso, os cashbacks podem fornecer às empresas informações valiosas relacionadas ao consumidor.
E, caso você tenha se interessado em utilizar esse método no seu negócio, damos mais uma dica: estabeleça limites de tempo para as ações com cashback, pois isso criará um senso de urgência e forçará os clientes a comprar agora.
E para mais dicas para o seu negócio, leia nosso artigo sobre o que é um gateway e como ele ajuda o seu negócio a vender mais!
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