Empresas em todo o mundo estão concentrando seus investimentos em novas tecnologias para aumentar o desempenho e a eficiência de seus negócios. E um setor em que é indispensável o investimento de novas tecnologias para aumento da produtividade é o de logística. Um exemplo dessa demanda foi o ano de 2020. A pandemia de Covid-19 causou um aumento de vendas e compras on-line, o que exigiu de muitas empresas de transportes transformações rápidas e eficazes. E, para garantir resultados sustentáveis e escaláveis, utilizar com inteligência a tecnologia da informação na logística é primordial.
As ferramentas desse nicho podem ser utilizadas para melhorar a movimentação de produtos, gestão de estoque, logística de fornecedores, entre outras possibilidades. Selecionamos algumas tecnologias interessantes disponíveis no mercado para você implementar na logística da sua empresa.
6 ferramentas de Tecnologia da Informação na Logística
Sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM)
O sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos serve para gerenciar o fluxo de mercadorias, dados e finanças relacionados a um produto ou serviço. Isto é, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega do produto em seu destino final. Os sistemas digitais de SCM permitem a automatização dessas atividades a fim de reduzir o tempo, gerar a análise de dados, além de ajudar o profissional de logística a entender melhor o relacionamento com seus fornecedores e mantê-lo atualizado sobre novas regulamentações e legislações.
Os softwares de SCM permitem o acompanhamento da criação de produtos ou serviços, atendimento de pedidos e rastreamento de informações – como fornecedores, fabricantes, atacadistas, fornecedores de transporte e logística e varejistas.
WMS
O Warehouse Management System — ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, em português — é um sistema para controle das rotinas de gestão de estoque, como recebimento, armazenagem, separação de pedidos, entre outros. Softwares disponíveis no mercado permitem localizar as mercadorias mais rápido, acelerar a produtividade e diminuir o tempo de movimentação e erros de expedição. As funcionalidades de um WMS podem variar de acordo com a necessidade (e porte) do cliente e entre as empresas que desenvolvem esse tipo de sistema.
GPS e radiofrequência
Por meio do uso de tecnologias de satélite, GPS (Global Positioning System) e até mesmo radiofrequência, é possível rastrear a carga em tempo real, desde o almoxarifado até sua etapa final do processo logístico. Portanto, o uso do GPS permite que a empresa acompanhe seu andamento até a entrega ao cliente final.
Apesar da radiofrequência não ser uma tecnologia nova, ela é uma ferramenta que traz benefícios. Por seu sistema funcionar por sinais de rádio, ele não sofre interferência quando a frota passa por locais fechados, como túneis. Logo, ao contrário do rastreamento por satélite, ele tem menos flutuações, permitindo que o gestor da frota tenha uma noção melhor de todo o andamento da entrega.
Aplicativos móveis
É difícil encontrar alguém que não use smartphone hoje em dia, certo? No mercado de logística, aplicativos móveis permitem o acesso remoto dos gestores, o que possibilita o acompanhamento das demandas e processos de suas empresas mesmo quando não estão presentes.
Hoje já existem aplicativos que permitem aos caminhoneiros encontrar os fretes mais próximos ao seu caminhão, como o Sontra Cargo, ou apps que encontram o motoboy mais perto de você para atendê-lo, como a Loggi, por exemplo. Assim como há outros apps que ajudam na organização de arquivos e anotações, como o Evernote.
Drones
Drones podem ser ferramentas de monitoramento de operações de carregamento e descarregamento de materiais em portos, terminais e instalações marítimas. O objetivo do uso de drone nessa etapa é identificar gargalos e possíveis problemas nas operações, a fim de evitá-los e melhorá-los. Além disso, os drones podem ajudar a garantir que as operações sejam executadas adequadamente.
E para a entrega de produtos? A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou em agosto de 2020 o início da atividade de entregas via drone de produtos comprados pela internet ou por telefone. De acordo com o portal TecMundo, por enquanto, a novidade está funcionando em formato de testes, e apenas uma empresa foi liberada pela agência: a brasileira Speedbird.
Um projeto de entrega com drones já conhecido é o Prime Air da Amazon. O serviço tem o objetivo de fazer com que os roobôs entreguem pequenos pacotes da Amazon para os consumidores. O drone foi apresentado em junho de 2019 no FAA UAS Symposium, em Baltimore, nos Estados Unidos. Segundo a empresa, o Prime Air consegue percorrer 24 quilômetros carregando um pacote de 2,2 quilos em apenas 30 minutos.
Software para os documentos fiscais
A gestão fiscal no transporte de cargas possui dezenas de obrigações tributárias com a administração pública para o seu funcionamento mínimo. Por isso, independente do tamanho da empresa, é preciso manter toda a documentação em dia. Para o gestor e empreendedor logístico é importante estar sempre antenado com o que acontece no seu segmento. Pois a documentação logística envolve diversos arquivos, sejam impressos ou no formato eletrônico.
Portanto, um software de gestão de notas fiscais como o Qive facilita a rotina do setor de logística. Com ele, você pode armazenar em nuvem documentos fiscais importantes como Notas Fiscais de produto e serviços. A solução da Qive também permite consulta, download e armazenamento desde NFes, NFSes e CTes, até NFCes e CFes. É sempre bom lembrar que esses arquivos XML precisam estar disponíveis por pelo menos 5 anos, para qualquer motivo de fiscalização.
Além disso, a Qive permite o acesso simultâneo de diversos colaboradores ou mesmo pelo contador da empresa, mantendo as preferências de configuração para cada pessoa que utiliza a Qive. Isso gera mais rapidez em todos os procedimentos que cada usuário realiza.
Conheça agora o Qive, a solução de gestão, consulta e armazenamento de documentos fiscais, gratuitamente.
Conclusão
Definitivamente a tecnologia da informação na logística pode ser uma aliada para melhorar ainda mais o setor. Por meio das ferramentas digitais acima é possível ter uma gestão logística mais eficiente e competitiva no mercado. Com todas essas possibilidades, essas ferramentas podem possibilitar maior racionalização de processos e melhor gerenciamento de etapas, o que influencia na rentabilidade da empresa e na satisfação do cliente.
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas