Ter acesso às NFes é muito importante para qualquer negócio, principalmente para os responsáveis pela escrituração de obrigações e pela organização contábil e fiscal de uma empresa.
No entanto, a forma com que muitas pessoas consultam e baixam suas NFes vai mudar.
No final de junho de 2020, a Sefaz emitiu um comunicado afirmando que a utilização do certificado digital será obrigatório para realizar a consulta e download de NFes a partir do dia 07 de julho de 2020. Você pode conferir esse comunicado, na íntegra, na imagem a seguir:
Com essa determinação, várias plataformas que disponibilizavam a consulta de XML de NFe ou CTe por meio da chave de acesso não conseguirão mais oferecer esse tipo de serviço aos seus clientes.
Inclusive, alguns sites já passaram a emitir comunicados oficiais de que deixarão de funcionar em breve.
Tudo isso porque a consulta de NFes por essas plataformas era realizada por meio da utilização de robôs que acessavam o portal da Sefaz, copiavam o conteúdo do site e construíam uma nova nota – procedimento este considerado ilegal.
De modo contrário, as plataformas que se utilizam de certificação digital não serão afetadas, como é o caso do Qive.
Através da Plataforma Qive, é possível baixar NFes e CTes com validade jurídica diretamente do webservice da Sefaz, além de armazenar, consultar e gerenciar todos os seus documentos fiscais.
Caso você tenha certificado digital vinculado ao seu CNPJ, a Qive é a sua melhor opção:
Consultar NFes sem certificado digital por enquanto
Empresas que dependiam das plataformas que não solicitavam o certificado digital e que irão parar de funcionar podem se prejudicar para manter a organização fiscal e contábil a partir do início de Julho de 2020.
Essa novidade também afeta escritórios contábeis e corporações que precisam consultar XMLs de terceiros, procedimento que é feito em diversas negociações.
Dessa forma, mesmo que o responsável pela escrituração de notas possuir a chave de acesso em mãos, ele não conseguirá consultar e nem fazer o download sem a presença do certificado digital do destinatário.
Para receber notícias, assine a nossa newsletter abaixo:
Assim, a fim de resolver o problema das organizações que precisam continuar consultando NFes sem certificado digital por mais um tempo, a Qive possui uma solução de consulta de NFes por chave de acesso: o Qive Lite.
O Qive Lite utiliza uma plataforma autorizada pelo Governo Federal para obter dados dos documentos fiscais.
O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), usada pelo Qive Lite para a consulta de NFes, é uma base de dados privada e legal que, segundo a Portaria Nº 1.079, estará disponível até dia 30 de novembro de 2020.
A consulta é bem simples e prática: basta se cadastrar no Qive Lite, adquirir os créditos para a consulta de NFes e buscar pelas chaves de acesso que você necessita. Após a consulta, é possível fazer o download dos XMLs e DANFEs sem o certificado digital
Ficou com dúvidas? Deixe seu comentário abaixo, não esqueça de acessar a Qive Lite e compartilhar esse artigo nas redes sociais.
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Tudo o que você precisa na Qive para gestão financeira e fiscal do jeito certo: automatizada e estratégica.