O Balanced ScoreCard, ou BSC, é uma metodologia de gestão de desempenho que é traduzida como Indicadores Balanceados de Desempenho, criado em 1992 pelos professores Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business School. Desde então, vem sendo aplicado, mundialmente, em inúmeras organizações do setor privado, público e em organizações não governamentais.
De acordo com os seus criadores, “no Balanced ScoreCard a comunicação se dá por meio de uma estrutura lógica, baseada no gerenciamento das metas estabelecidas, possibilitando aos gestores realocar recursos físicos, financeiros e humanos, a fim de alcançar os objetivos estratégicos. Mais que uma ferramenta de mensuração de desempenho, o BSC é um tradutor da estratégia e comunicador de desempenho”.
Estudos indicam que cerca de 50% das empresas da lista Fortune 1000 utilizam o Balanced ScoreCard nos Estados Unidos, enquanto na Europa tal percentual oscila entre 40% e 45%. Não por acaso, a metodologia foi eleita pela renomada revista Harvard Business Review como uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos.
Não há dados globais do uso do BSC no Brasil, porém, muitas organizações são conhecidas por utilizá-lo, conforme salienta o especialista Cristian Menezes. Entre elas, podem-se destacar a Alcoa, Aracruz, Camargo Corrêa, Eletrosul, Suzano, Gerdau, Oxiteno, Petrobras. Não se trata, no entanto, de uma metodologia que se aplica somente a grandes empresas. Pelo contrário, como é possível constatar em dois exemplos dados, no final deste post.
Como funciona
Essa visão integrada e balanceada da empresa permite visualizar claramente a estratégia da empresa, por meio de quatro perspectivas, que são os objetivos estratégicos da gestão: 1) econômico-financeira; 2) mercadológica; 3) processos internos; 4) inovação. O BSC trata tais perspectivas como relacionadas entre si, ou seja, todas carregam uma relação de causa e efeito.
Isso não significa que os resultados econômico-financeiros não sejam importantes, entretanto, na concepção do BSC, o real desempenho de uma empresa deve integrar outras avaliações, tais como desempenho de processos internos e de pessoas (produtividade), desempenho da atual tecnologia (inovação) e desempenho de mercado (setor). Sabemos que esses são os ativos intangíveis da corporação e que, juntos, dão sustentação ao empreendimento.
Como se vê, o diferencial do BSC é que, para medir o sucesso de uma empresa, ele leva em conta muito mais do que informações econômicas ou financeiras, avalia a gestão estratégica das empresas, acompanhando a gestão desde o planejamento até seu efetivo desempenho de mercado.
Do ponto de vista prático, em um projeto BSC, parte-se de umMapa Estratégico enunciando, de forma cristalina, qual é a real Estratégia da empresa, assim como definindo os Objetivos vinculados entre si e distribuídos nas quatro dimensões mencionadas anteriormente.
Cada objetivo conterá de um a dois indicadores, com metas e planos de ação associados a cada um deles.Desta maneira, será possível gerenciar a estratégia de forma integrada, assegurando que toda a organização visualize e reúna esforços em direção à sua estratégia central. Se não se enxerga a estratégia com clareza, não há como reunir os esforços de todos.
Exemplos de BSC
Acompanhe abaixo, dois exemplos hipotéticos de projetos BSC que se aplicam a empresas de porte pequeno e médio:
1)BSC – Mapa estratégico de empresa de e-commerce
OBJETIVOS | METAS | INDICADORES | INICIATIVAS |
---|---|---|---|
Perspectiva Financeira: Aumentar vendas e diminuir custos | Aumentar em 15% as vendas líquidas e diminuir em 10% o custo operacional | Demonstrativos financeiros | Negociar com fornecedores |
Perspectiva do Cliente: Ser referência por variedade de produtos | Aumentar em 15% o lançamento de novos produtos a cada trimestre | Número de novos produtos lançados por trimestre | Criar comitê de inovação e desenvolvimento |
Perspectiva de processos internos: Ser capaz de desenvolver novos produtos constantemente | Iniciar ao menos 5 projetos de desenvolvimento de novos produtos a cada mês | Relatórios de projetos de inovação | Adquirir software específico para o gerenciamento do desenvolvimento de produtos |
Perspectiva de Aprendizado e crescimento: Ter equipe extremamente capacitada no desenvolvimento de produtos | Ter ao menos 2 profissionais com mestrado na área | Número de profissionais de empresas com diploma de mestrado na área | Selecionar um funcionário para receber bolsa de mestrado e contratar outro com mestrado na área |
2)BSC – Mapa Estratégico de cervejaria artesanal
OBJETIVOS | METAS | INDICADORES | INICIATIVAS |
---|---|---|---|
Perspectiva Financeira: Aumentar receitas | Aumentar em 10% a receita líquida | Demonstrativos financeiros | Desenvolver novas políticas de crédito para os distribuidores |
Perspectiva do Cliente: Contar com um ticket médio alto | Aumentar o valor de cada compra em 15%, em média | Valor das notas fiscais de cada venda individual | Melhorar o mix de produtos e criar combos de ofertas |
Perspectiva de processos internos: Oferecer diversas opções de canais de vendas | Transferir ao menos 30% das vendas para novos canais de vendas | % de vendas por canal | Implementar telemarketing e implementar loja virtual |
Perspectiva de Aprendizado e crescimento: Contar com força de vendas capacitada | Treinar 100% da equipe de vendas | Número de certificados adquiridos pela equipe | Desenvolver parceria com empresa de cursos online |
Que tal você achou da metodologia BSC? Com certeza pode ajudar na sua elaboração de estratégia e, principalmente, a conquistá-la. Acompanhe nossos posts pelo endereço www.arquivei.com.br/blog
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