As mudanças no cenário econômico, que fatalmente se refletem nas atividades contábeis, estão cada vez mais aceleradas, ainda que o ritmo da economia não esteja em alta e até por isso mesmo. Atualmente, as empresas mais agressivas sabem que a sua parceria com um profissional contábil de confiança, que aponte caminhos de gestão para um melhor desempenho financeiro, está cada vez mais valorizada. Já pensou sobre isso? É hora de ser proativo e mostrar a potenciais clientes a importância da área contábil.
Foi o tempo em que o contabilista era visto apenas como um profissional da área de tributos. Hoje, a gestão contábil preocupa-se em transformar as demonstrações financeiras em dados capazes de revelar com clareza se a empresa está sendo bem ou mal administrada, se consegue ou não saldar suas dívidas, se a organização é eficiente ou não. Enfim, são dados que permitem ao gestor visualizar se o seu negócio está em desenvolvimento e onde devem ser aplicados os investimentos, se essa for a recomendação gerada pelas demonstrações financeiras. Não é pouco, não é mesmo?
Seja proativo!
Apesar de ficar transparente a importância dos serviços contábeis para qualquer empreendimento econômico, muitos profissionais não se propõem a procurar novos clientes e tampouco exploram a ampliação da prestação de serviços novos dentro de um cliente que já está na casa. Deixam que apenas o boca a boca continue gerando clientes.
Não é uma boa estratégia, uma vez que muitos empresários, principalmente os pequenos e mesmo alguns de porte médio, não vislumbram o potencial de serviços que podem ser realizados em benefício da empresa. Este post pretende lembrar a você todos os passos que deve seguir na elaboração ativa de uma proposta, agregando valor ao serviço contábil oferecido.
Siga o roteiro
- Apresente-se de forma profissional. Cartões de visita e uma apresentação em programa powerpoint são imprescindíveis. Se puder gravar um vídeo, melhor ainda. De forma breve, apresente os diferenciais da sua empresa, bem como seus principais clientes. Lembre-se de que o conteúdo terá que ser parecido com sua fala, ou seja, precisa ser simples e direto. Para criar a apresentação, fale com um profissional da área de design gráfico e digital. Há excelentes fornecedores e com preço acessível;
- Dirija-se ao cliente. Nada pior do que uma apresentação de empresa que não tem a menor afinidade com o que o cliente potencial pode precisar. Por exemplo, se está falando com uma organização da área de saúde, mencione os clientes que você possui no setor, as especificidades necessárias diante de instituições como Anvisa, e conselhos federal e regionais de medicina. Logicamente que um cliente potencial da área de indústria não quererá ouvir nada disso, mas sim sobre suas próprias especificidades;
- Políticas do escritório. Mostre ao cliente que, assim como a empresa dele, o seu escritório contábil possui regras próprias de trabalho, com regras e prazos predeterminados para cada tipo de serviço, incluindo prazos para pagamento. Tal cuidado causará boa impressão, uma vez que, se o seu próprio escritório não estiver organizado, como será possível otimizar os serviços para o cliente?
- Descrição dos serviços. Com ênfase nos serviços que possam interessar cada cliente potencial, também dê uma breve pincelada nos demais serviços que o escritório está apto a desempenhar. O empresário poderá se interessar por algum deles em momento posterior. Deixe claro quais desses serviços podem ser cobertos por um fee mensal e quais serão cobrados à parte;
- Tecnologia contábil. Fique atento para oferecer sistemas de automatização, que facilitarão seu trabalho, bem como garantirão mais rapidez e bons resultados para o cliente. Existem sistemas de gestão fáceis de usar que garantem ao empresário ter à mão informações vitais para uma tomada de decisão mais segura e que, ao mesmo tempo, estão integrados ao escritório de contabilidade. O sistema Qive, por exemplo, é fundamental para uma gestão contábil eficiente;
- Valor dos honorários. Trata-se de uma parte “espinhosa”, porque em geral o empresário quer saber quanto custa na mesma hora da apresentação. É aconselhável não fazer isso de imediato. Diga que está colhendo as necessidades específicas e que, em 48 horas no máximo, ele receberá um orçamento de acordo com o que precisa. Cuide de enviar o documento no prazo e com diversas alternativas para pagamento mensal ou por hora trabalhada. No caso do pagamento mensal, por exemplo, estabeleça pelo menos três pacotes variáveis, dimensionando exatamente o que entra de serviços em cada um deles. Não se esqueça de colocar o prazo de validade do orçamento.
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