CNAB: Conectando Empresas e Bancos

CNAB, ou Centro Nacional de Automação Bancária, é um padrão da FEBRABAN para troca eletrônica de dados entre empresas e bancos. É um arquivo de texto padronizado que automatiza a comunicação, otimizando o envio e recebimento de informações financeiras.

Como o CNAB Funciona na Prática

O CNAB opera com dois tipos de arquivos: Remessa (.REM), que você envia ao banco com instruções de cobrança (boletos, baixas), e Retorno (.RET), que o banco envia de volta com confirmações de pagamentos e inconsistências.  Isso elimina processos manuais e reduz erros.

O CNAB padroniza e automatiza a comunicação bancária. Ele agiliza cobranças, facilita a conciliação bancária, otimiza o contas a pagar e aumenta a segurança dos dados. Reduz erros, aumenta a produtividade e melhora o controle financeiro.

As Vantagens do CNAB para seu Negócio

Existem dois layouts: CNAB 400, mais antigo e simples (400 caracteres por registro), ideal para cobranças básicas.  O CNAB 240 é moderno, flexível e suporta mais informações e serviços como débito automático e pagamento de tributos

CNAB 240 vs. CNAB 400: Qual a Diferença?

A maioria dos grandes bancos aceita CNAB 240 e 400. Consulte seu gerente ou a documentação técnica para confirmar qual padrão usar. Mesmo dentro do mesmo padrão, pode haver variações. Sempre verifique a documentação específica do seu banco.

Como Consultar o CNAB do Seu Banco

Eleve Sua Gestão com a Qive e CNAB

Acompanhe o blog da Qive e leia o material completo sobre o Arquivo CNAB e muitos outros conteúdos para apoiar sua gestão financeira.